Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Função Renal em Pacientes com Transplante Hepático em Uso de Inibidor de m-Tor - Seguimento de 3 Anos

Introdução

O uso precoce do everolimo (EVR) associado a minimização das doses do inibidor da calcineurina (IC) tem se mostrado efetivo na preservação da função renal dos pacientes transplantados hepáticos. O benefício da utilização do m-Tor na prevenção da recidiva do carcinoma hepatocelular (CHC) segue em discussão. O objetivo deste trabalho foi comparar o clearance de creatinina, em um seguimento de 3 anos, nos pacientes que iniciaram a terapia com EVR com Taxa de Filtração (TFG)>60mL/min e TFG<60mL/min e avaliar a recidiva de CHC.

Material e Método

Estudo prospectivo com 170 pacientes submetidos ao transplante hepático (TxH) com diagnóstico de disfunção renal em diferentes períodos do pós-operatório (PO) e/ou com CHC, dentro dos critérios de Milão, confirmado no exame anátomo-patológico. Utilizamos a fórmula de Cockcroft-Gault para estimativa da função renal nos dias 1 (do início do EVR), 30, 90, 180, 360, 720 e 1080 dias após o início do tratamento. A dose inicial do EVR foi de 1mg BID e o nível sérico (NS) ajustado em 3-6ng/mL. O NS do IC foi adequado ao período PO sendo mantido entre 3-8 ng/mL.

Resultados

A função renal permaneceu estável no grupo com TFG<60mL/min e observou-se um decréscimo no clearance da creatinina nos pacientes com TFG>60mL/min (p<0,013). A exposição ao IC (NS médio de 4,91 ng/mL) foi maior nos pacientes com função renal preservada. A taxa de recidiva de CHC foi de 2,94%.

Discussão e Conclusões

Os pacientes com disfunção renal apresentaram NS do IC menor em relação aos pacientes com função renal preservada. Este achado pode estar relacionado ao decréscimo da TFG ao longo dos 3 anos nos pacientes com TFG>60 mL/min no início do uso do EVR. Não houve aumento na incidência de RCA no grupo exposto a doses menores do IC. O número de pacientes incluídos e o tempo de acompanhamento ainda são insuficientes para definir o benefício do uso do EVR na prevenção da recidiva do CHC.

Palavras Chave

EVR, TFG, m-Tor

Área

FÍGADO - Imunossupressão

Instituições

IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Maria Lúcia Zanotelli, Mariana de Andrade Pranke, Alfeu Fleck Jr, Eduardo Schlindwein, Guillermo Kiss, Ian Leipnitz, Juliano Martini, Marcos Mucenic, Mario Meine, Ajácio Bandeira de Mello Brandão, Cláudio Augusto Marroni, Guido Pio Cracco Cantisani