Dados do Trabalho


Título

Pneumonia por Klebsiela pneumoniae produtora de Carbapenemase oriunda do doador em Transplante de Pulmão

Introdução

O manejo do potencial doador de órgãos sólidos visa otimizar a viabilidade dos tecidos a serem transplantados, porém devem incluir também a redução da transmissão de agentes multirresistentes. O uso indiscriminado de antimicrobianos aumenta a seleção de bactérias multirresistentes que representa um risco intolerável ao transplante.
Apresentaremos aqui, o relato de 2 casos de Tx Pulmonar realizado em nosso serviço em que houve cultura positiva para KPC oriunda dos doadores, e seus desfechos.

Material e Método

Relato de 2 casos clínicos de pacientes do programa PROADI-SUS de transplante Pulmonar do HIAE.

Resultados

Caso 1
Homem, 62 anos, DPOC, transplante pulmonar bilateral em 27/12/18, positivação de KPC em cultura de LBA do doador em 30/12/18. LBA do paciente 04/01/19 positivo com consolidação. Recebeu tratamento com meropenem, ertapenem e polimixina B, alterando depois para polimixina B e tigeciclina. Em 17/01/19 LBA sem KPC. Em 13/02/19 nova piora clínica, LBA com cultura positiva para KPC. Tratado com meropenem, ertapenem e polimixina B. Evoluiu a óbito em 29/03/19.
Caso 2
Mulher, 47 anos, HP, tx pulmão-coração em 11/01/19, positivação de KPC em cultura de LBA do doador em 13/01/19. Recebeu tratamento com meropenem, ertapenem. LBA paciente de 21/01/19 negativo. Apresentou piora clínica infecciosa com tratamento específico para KPC apesar de cultura negativa, com melhora clinica.
Boa evolução após.

Discussão e Conclusões

Dados na literatura apontam mortalidade de até 70% para pacientes com infecção por KPC.
Desde a implementação do Tx em nosso serviço em 2009 até abril de 2019, já foram realizados 79 transplantes (destes, 2 pulmão-coração); o aparecimento de doadores com KPC no serviço se deu em 2018 e, pela gravidade e alta mortalidade, é um alerta para o uso indiscriminado de ATB.

Palavras Chave

KPC; transplante pulmonar

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Priscila Cilene León Bueno Camargo, Rafael Medeiros Carraro, Ricardo Henrique Oliveira Braga Teixeira, Priscila Borelli Pereira Leite, Marcia Santos Jesus, Moacyr Silva Jr, Luis Fernando Aranha Camargo, Telma Priscila Lovizio Raduan, José Eduardo Afonso Jr