Dados do Trabalho


Título

A COMUNICAÇÃO NA PASSAGEM DE PLANTÃO COM A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ISBAR NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA CIRÚRGICA

Introdução

A comunicação é definida como um processo pelo qual ocorre compreensão e compartilhamento de mensagens enviadas e recebidas. A demanda de ações e decisões tomadas de forma rápida ou imediata exige dos profissionais de saúde uma comunicação constante das atividades desenvolvidas. O estudo tem objetivo de analisar a eficácia do método ISBAR na prática de comunicação na passagem de plantão em uma UTI Cirúrgica, objetivando a mudança de atitudes e visando a segurança do paciente.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, quantitativa. A estruturação da passagem de plantão foi iniciada por meio de reuniões com a equipe de enfermeiros do plantão da unidade para apresentação do método ISBAR, sendo cada etapa explicada e exemplificada para melhor compreensão, além da apresentação de um checklist validado, para ser preenchido para cada paciente em toda passagem de plantão. Acompanhou-se 209 passagens de plantão.

Resultados

Diante da análise observamos que 98% dos enfermeiros informaram apenas o nome do paciente na etapa de Identificação e 88% o nível de estabilização, deixando de relatar na maioria das passagens de plantão o nível de gravidade e problemas decorrentes do quadro clínico do paciente.

Discussão e Conclusões

Com este estudo identificamos que a passagem de plantão realizada de forma estruturada permite identificar falhas e possíveis complicações do paciente cirúrgico dentro da terapia intensiva. Por meio de um instrumento já validado o ISBAR é possível reestruturar a passagem de plantão de forma que esta venha garantir um planejamento do cuidado com maior segurança e qualidade.

Palavras Chave

Comunicação, Centro Cirúrgico, Enfermagem

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UNIVERSIDADE Federal - Goiás - Brasil

Autores

Luisa Almeida Benevolo, Vinicius Florentino Silva, Camilla Antunes, Beatriz Souza Lima, Isabela Lopes Moreira, Marianna Constenla Cruz, Regiane Aparecida Barreto, Thaisa Cristina Afonso, Karina Suzuki