Dados do Trabalho
Título
Credenciamento Estadual de CIHDOTT: Experiencia da Central de Transplantes da Bahia
Introdução
A criação das CIHDOTTs é obrigatória naqueles hospitais públicos, privados e filantrópicos que se enquadrem nos perfis de possuir serviços de alta complexidade como leitos de terapia intensiva, neurologia, neurocirurgia, pediatria, serviço de transplante e número minimo de leitos.
Material e Método
Em visita ao Central de Pernambuco adotamos a ideia de realizar credenciamento das CIHDOTT, adaptamos a realidade baiana e implantamos a ação com caráter obrigatório em outubro de 2018.
Os hospitais que possuem perfil conforme Legislação para instituir CIHDOTT precisam atender a duas etapas de credenciamento: o envio de um check list disponibilizado pela CET - BA com documentação descrita e após cumprir primeira etapa a CET agenda a segunda etapa que consiste num treinamento com carga horaria de 20h, obrigatório para todos os membros da CIHDOTT. Ao final das duas etapas a instituição recebe o certificado de CIHDOTT credenciada e os membros recebem habilitação para ser integrante de CIHDOTT ambos com validade de 24 meses.
Resultados
Ao longo de seis meses 20 CIHDOTT já foram credenciadas na capital baiana e nas principais cidades do interior, o que refletiu no crescimento no número de notificações de ME, doação de múltiplos órgãos, de córneas e aumento no número de transplantes. Todos os cursos de CIHDOTT realizados no interior foram acompanhados do Curso para Determinação de Morte Encefálica e aparelhamento das unidades que não possuíam método gráfico para o diagnostico, deixando assim a unidade apta para o diagnostico.
Discussão e Conclusões
Após a ação foi possível notar uma maior atuação e envolvimento dos membros das CIHDOTT, que na sua maioria não possuem carga horaria exclusiva, maior agilidade e segurança nas etapas do processo e redução nos índices de negativa familiar.
Palavras Chave
Doação de órgãos, transplantes, CIHDOTT
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Central Estadual de Transplantes da Bahia - Bahia - Brasil
Autores
América Carolina Brandão de Melo Sodré, Fabrizio Goes, Rita de Cássia Martins Pinto, Ana Paula de Albuquerque