Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA ATUAÇÃO DA COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR EM UM HOSPITAL PÚBLICO

Introdução

O sistema de transplantes de órgãos e tecidos com doadores falecidos no Brasil é seguro e bem estruturado. O número deste tipo de doador tem aumentado no país de uma forma geral, embora encontramos algumas dificuldades no processo, como a subnotificação, notificação tardia, parada cardiorrespiratória e recusa familiar.

Material e Método

Estudo retrospectivo e descritivo, realizado em um Hospital Público de Grande Porte localizado na região metropolitana de São Paulo. Foram coletados dados do período de 01 de janeiro de 2016 a 31 de outubro de 2018.

Resultados

No ano de 2016 foram notificados 22 casos a Central de Transplantes, 45 % tornaram-se doações efetivas e destes a média de idade foi de 47 anos e em relação a causa de ME 60% das causas foram decorrentes de TCE. No ano de 2017, houve um aumento de 18% no número de notificações e 20% de doadores efetivos. Dos doadores efetivos, a média de idade foi de 45 anos e 58% das causas de ME foram decorrentes de AVE. Em 2018 observou-se um aumento significativo de 117 % no número de doações efetivas, e aumento de 69% no número de notificações. Dos doadores efetivos, a média de idade foi de 51 anos e 62% das causas de ME foram decorrentes de AVE. O aumento significativo no número de notificações no ano de 2018, comparado aos anos anteriores, reflete as ações exercidas pela CIHT, entre elas, busca ativa de potenciais doadores realizado pelas enfermeiras da CIHT, auxilio na manutenção e no processo de diagnóstico da morte encefálica e educação continuada dos membros da CIHT e dos colaboradores da instituição in loco e através de palestras.

Discussão e Conclusões

A atuação da CIHT mostrou-se efetiva, a identificação precoce do potencial doador em morte encefálica, favoreceu consideravelmente o aumento das notificações e consequentemente o aumento expressivo dos doadores efetivos.

Palavras Chave

CIHT

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

SPDM - HOSPITAL GERAL DE PIRAJUSSARA - São Paulo - Brasil

Autores

Tatiane Alvarenga Sanchez, Danielle Xavier de Campos, Tais Viviane Lucas Bezerra, Paulo Neustein