Dados do Trabalho


Título

REPERCUSSÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA NO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE

Introdução

O doente renal crônico em tratamento por hemodiálise frequentemente apresenta baixa qualidade de vida, performance física, podendo também apresentar alterações cognitivas. Objetivos: Avaliar função cognitiva e o perfil de atividade física de doentes renais crônicos em tratamento por hemodiálise e avaliar a repercussão da função cognitiva no nível de atividade física destes pacientes.

Material e Método

Um total de 100 pacientes com idade entre 20 e 70 anos, com diagnóstico de doença renal crônica em tratamento por hemodiálise foram avaliados. Neste estudo, foi utilizado MOCA teste considerando os valores ≤ 25, para a presença de declínio cognitivo e o questionário Perfil de Atividade Humana (PAH) para avaliação do nível de atividade física, onde os pacientes foram classificados em Debilitado (inativo), Moderadamente ativo e Ativo.

Resultados

Dos 100 pacientes avaliados, 79 apresentaram declínio cognitivo e apenas 17 se apresentaram inativos ou debilitados. Foi observado que a função cognitiva teve uma associação positiva moderada com os anos de escolaridade (r=0,52 e p<0,01) e os níveis de uréia tiveram uma associação fraca positiva com o peso (ρ=0,355 e p<0,01).

Discussão e Conclusões

É sabido que a doença renal crônica está associada a menores níveis de função física e atividade física e pode ser um potencial fator de risco independente para o declínio cognitivo e o impacto na funcionalidade destes pacientes vem crescendo. Conclusão: Os pacientes com doença renal crônica em tratamento por hemodiálise apresentaram declínio cognitivo em toda a faixa etária avaliada, apresentaram-se moderadamente ativos na sua maioria (79%) e não houve correlação entre a função cognitiva e nível de atividade física.

Palavras Chave

unidades de hemodiálise, disfunção cognitivo, exercício

Área

MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

Instituições

UNICID - São Paulo - Brasil, Unifesp - São Paulo - Brasil

Autores

Priscila Moraes Guido, Luciana Dias Chiavegato, Eduardo Copede Valineti, Paula Fernandes Batista Rodrigues