Dados do Trabalho


Título

Nocardiose disseminada em receptor de transplante cardíaco - Relato de caso e revisão da literatura

Introdução

Nocardia é um bacilo gram-positivo associado a infecção em imunodeprimidos, ocorrendo em 1% a 3,5% dos receptores de transplantes de órgãos sólidos.

Material e Método

Relatamos caso de nocardiose disseminada em paciente transplantado cardíaco.

Resultados

Paciente de 44 anos portador de miocardiopatia chagásica foi submetido ao transplante cardíaco em 01/04/2015 no HC/UFMG. Mantido em imunossupressão com tacrolimus, micofenolato mofetil e prednisona, cursou com 3 episódios de rejeição celular entre 10 e 12/2018, tratados com metilprednisolona. Em 11/2018 iniciou episódios recorrentes de edema da face com drenagem de secreção purulenta para a cavidade oral. Em 01/2019 internado com abscesso confirmado no espaço mastigatório a direita, tratado com drenagem cirúrgica e antibiotico por 14 dias. Cultura do abscesso revelou bacilos gram positivos (BGP), sem identificação. Em 02/2019 admitido com pneumonia grave. TC de tórax mostrou consolidações e nódulos pulmonares difusos. Tratado com meropenem, azitromicina, oseltamivir, ganciclovir e vancomicina com melhora. Hemoculturas revelaram crescimento tardio (> 53 h) de BGP, novamente não identificado e lavado bronco-alvelolar foi negativo para BAAR, fungos e nocardia. Finalmente em 03/2019, evoluiu com febre e nódulos subcutâneos difusos e dolorosos. Descartou-se reativação da Doença de Chagas e TC confirmou abscessos musculares, cujo aspirado revelou novamente BGP. Identificação por MALDI-TOF MS confirmou tratar-se de Nocardia farnicica.

Discussão e Conclusões

O diagnostico tardio da nocardiose, cerca de 5 meses após início dos sintomas, pode ter contribuído para apresentação grave e disseminada da doença. O uso de altas doses de corticoide para tratamento da rejeição foi provavelmente o principal fator de risco para a infecção.

Palavras Chave

nocardia, transplante cardiaco

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Coração

Instituições

Hospital das Clinicas - UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

JACQUELINE GRAÇAS FERREIRA DE OLIVEIRA, GLÁUCIA FERNANDES COTA, LEANDRO ALMEIDA MAZZOCCO, MARIA CONSOLAÇÃO VIEIRA MOREIRA, SILVIO AMADEU ANDRADE, FÁBIO MORATO CASTILHO, JULIANA RODRIGUES, GUILHERME FERRAZ ANDRADE MESSINA