Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DOS FATORES EPIGENÉTICOS NO TRANSPLANTE RENAL EM RINS DE DOADORES DE CRITÉRIOS ESTENDIDOS

Introdução

A preservação do rim para transplante causa hipóxia e danos celular causando alterações no processo de metilação do DNA.
Esses eventos epigenéticos que ocorrem no transplante renal ainda são pouco estudados e a mensuração de mudanças no perfil de metilação do DNA pode ser um instrumento útil para tentar estudar os desfechos associados com rins DCE. . Objetivos: Avaliar o perfil de metilação global do DNA e dos níveis de expressão das DNMTs em biópsias pré-transplante dos rins de doadores de critério padrão (SCD) e estendido (ECD).

Material e Método

47 biópsia pré-implantação (Bx T0) foram avaliadas, sendo SCD (n=23) e ECD (n=24). Foi realizada a extração de DNA dessas amostras e submetidas à conversão de bissulfito de sódio e os níveis de metilação Global das sequências LINE-1 e ALU foram avaliadas pela metodologia de pirosequenciamento, e os níveis de expressão das DNMTs foram determinados por PCR em tempo real.

Resultados

Doadores ECD quando comparados aos SCD apresentaram aumento da metilação global do LINE-1 e ALU (p=0,03), enquanto que as DNA Metiltransferases 1, 3A e 3B foram significativamente mais expressas em ECD quando comparados a SCD (p=0,025; p=0,03 e p=0,02 respectivamente).

Discussão e Conclusões

Rins ECD apresentam aumento da metilação da sequência LINE-1 e ALU e aumento da expressão das DNMTs. Esses achados sugerem que a hipermetilação pode ser um fator adicional para explicar piores desfechos de rins ECD.

Palavras Chave

Transplante Renal; Doador com Critérios Estendidos; DNA Metiltransferases; Metilação do DNA; Metilação Global

Área

RIM - Complicações

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - FAMEERP - São Paulo - Brasil, HOSPITAL DE AMOR DE BARRETOS - São Paulo - Brasil

Autores

NAIANE NASCIMENTO GONÇALVES, LIDIA MARIA REBOLHO BATISTA ARANTES, IDA MARIA MAXIMINA FERNANDES-CHARPIOT, MARIA ALICE SPERTO FERREIRA BAPTISTA, HELOISA CRISTINA CALDAS, MARIO ABBUD-FILHO