Dados do Trabalho


Título

Perfil de ocorrência de neoplasias extra-hepáticas após o transplante de fígado

Introdução

Embora o transplante hepático proporcione um imenso ganho de sobrevida e qualidade de vida para pacientes com cirrose em estágio terminal ou com neoplasias primárias do fígado, é sabido que o uso de imunossupressores por períodos prolongados de tempo predispõe ao surgimento de neoplasias em diferentes órgãos e sistemas. Nosso estudo busca analisar o perfil de morbidade e mortalidade por neoplasias extra-hepáticas em pacientes submetidos ao transplante de fígado.

Material e Método

Análise retrospectiva dos prontuários de 400 pacientes submetidos ao transplante hepático em um mesmo hospital brasileiro.

Resultados

Dos pacientes analisados, 19 apresentaram a ocorrência de neoplasias extra-hepáticas após o transplante. Os tumores mais comuns foram os de pele (6 basocelulares e 2 espinocelulares), próstata (3), cabeça e pescoço (2), cólon (2) e outros sítios (Sarcoma ósseo, Sarcoma de Kaposi, Adenocarcinoma de esôfago e linfoma não-Hodgkin, com um paciente cada). A média de idade dos pacientes foi de 59 anos, houve predomínio do sexo masculino (17 dos casos), e o tempo médio de surgimento da neoplasia após o transplante foi de 969 dias. A prevalência do tabagismo e etilismo antes do transplante nessa população foi muito maior do que no conjunto total de pacientes transplantados (61% x 35% e 77% x 54%, respectivamente). Dos pacientes estudados, 3 foram à óbito em decorrência das neoplasias. Não foram observadas diferenças significativas nos níveis séricos, doses e tempo de uso dos imunossupressores.

Discussão e Conclusões

Os achados reforçam a necessidade de programas de rastreamento para neoplasias comuns nos pacientes transplantados, e sugerem que os mesmos devem ser iniciados em faixa etária mais precoce do que na população geral, além do controle de fatores de risco tais como tabagismo e exposição solar.

Palavras Chave

Transplante, neoplasias

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, André Luis Conde Watanabe, Natália de Carvalho Trevizoli, Fernando Marcus Felippe Jorge, Luiz Gustavo Guedes Diaz, Laura Viana de Lima, Eduardo Resende Sousa Silva, Renata Pereira Fontoura, Deborah Roberta Liduario Raupp