Dados do Trabalho


Título

Recusa familiar para doação de órgãos na região da Organização de Procura de Órgãos – Barra Mansa/RJ

Introdução

A Organização de Procura de Órgãos Barra Mansa (OPO-BM) abrange 34 cidades do Médio Paraíba do RJ. O objetivo do estudo é evidenciar as recusas familiares de doação de órgãos para transplantes em nossa área. Temos como motivação a oportunidade de avaliar nosso trabalho e divulgar a OPO-BM.

Material e Método

Trata-se de um estudo bibliográfico. Os dados apresentados foram retirados dos registros da OPO-BM nos anos de 2015, 2016, 2017. O material avaliado é o número de recusa familiar para doação de órgãos em nossa área de abrangência.

Resultados

As recusas familiares foram atribuídas por diversos motivos :
Desacordo familiar–26
•demora na entrega do corpo para os familiares (prazo mínimo de 24h a partir da assinatura do termo de doação) –14
•potencial doador não era doador em vida–17
•familiares acreditavam em milagre–5
•familiares não acreditaram no diagnóstico de ME-2
•familiares queriam a preservação do corpo–1
•religião–3
.sem representante legal–2
•abordagem antecipada pela equipe do hospital–1
•insatisfação com o hospital–04
•recusa familiar sem causa específica–04
Totalizando no decorrer dos 03 anos, 79 recusas familiares.Conforme nossos registros obtivemos 311 notificações compulsórias para ME, porém entrevistamos 149 famílias, sendo 70 doações efetivadas e 79 recusas familiares. Dentre essas 311 notificações, 61 foram exclusão clínica, 14 por PCR antes da entrevista, e 87 ME não confirmada.

Discussão e Conclusões

Conforme analise, o número de recusa familiar ainda encontra-se alto na nossa área de abrangência. Acreditamos que ainda pela falta de informação da população por ser do interior do estado, torna-se relevante essas recusas. Com a avaliação dos dados devemos investir em cursos para os profissionais, divulgação para a comunidade com o intuito de gerar mudanças quanto á doação.

Palavras Chave

Recusa Familiar, Doação de órgãos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Santa Casa de Barra Mansa - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Aline Viviane de Oliveira, Bianca Andrade dos Santos, Daniela da Silva, Robson Ferreira da Silva, Lidiane Cristina Cruz Manoel de Souza, Gilvando Dias de Sousa Filho