Dados do Trabalho


Título

Prevalência de Tuberculose em um centro de Transplante Renal no Rio de Janeiro

Introdução

No Brasil, nos dias atuais, a Tuberculose (TB) continua sendo uma infecção freqüente. Nos pacientes transplantados renais a incidência é 14 vezes superior quando comparado com a população em geral, algumas vezes se tornando infecção oportunista de alta mortalidade.

Material e Método

No período de fevereiro/2013 a fevereiro/2018 foi realizada uma análise retrospectiva de 1000 transplantes renais, sendo que 96 (9,6%) receberam quimioprofilaxia com Isoniazida, indicada na presença de história prévia de TB, teste de PPD positivo, ou contato com indivíduos em tratamento atual para TB.

Resultados

A prevalência de TB na nossa amostra foi 2% ( 20 pacientes) sendo que apenas 1 que recebeu Isoniazida desenvolveu a doença, mostrando que a profilaxia resultou em proteção de 99% dos casos. A localização da doença foi predominantemente pleuropulmonar (13 /65%) , seguida de urinária (2/10%) , intestinal (2/10%), coluna vertebral(1/5%) , ganglionar(1/5%) e ovariana (1/5%).O diagnóstico de TB foi realizado através de história clinico-epidemiológica com confirmação bacteriológica e/ou histopatológica. O tratamento foi realizado com esquema RIPE(Rifampicina/Isoniazida/Pirazinamida/Etambutol). O tempo médio de aparecimento da doença foi 21 meses após o transplante e a taxa de mortalidade 20%, não houve correlação com nenhum esquema imunossupressor

Discussão e Conclusões

TB é uma doença de alta prevalência e mortalidade, sendo assim, é importante identificar os pacientes com risco de desenvolve-lá, já que a quimioprofilaxia resultou em alta proteção.

Palavras Chave

Tuberculose
Transplante Renal

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital São Francisco na Providência de Deus - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Tereza Matuck , Luciano Morgado , Patricia Finni, Claudia Fagundes , Maria de Fátima Alvarenga , Deise De Boni Carvalho