Dados do Trabalho


Título

Aspectos psicológicos de pacientes receptores de transplante renal em processo de perda do enxerto

Introdução

A proposta de um transplante pode ser vivenciada como uma forma de cura para o doente renal crônico, diante do caráter invasivo e limitante do tratamento dialítico. Entretanto, implica em desafios como o uso constante de medicações e a possibilidade de rejeição do órgão transplantado (enxerto) e retorno à diálise. O objetivo do estudo foi avaliar aspectos psicológicos de pacientes receptores de transplante renal em processo de perda do enxerto.

Material e Método

Participaram do estudo pacientes passando por significativa perda da função do enxerto, caracterizando rejeição crônica. Para a coleta de dados foram utilizados um Questionário Sociodemográfico e um Roteiro de Entrevista Semidirigida, analisado a partir da Análise de Conteúdo. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados

Participaram do estudo sete pacientes. A partir da análise das entrevistas emergiram três categorias: A) “Transplante Renal: significados atribuídos ao procedimento”, em que exploraram-se os significados que os participantes atribuíram à realização do transplante e ao tempo vivenciado com o órgão transplantado; B) “Impasses frente ao diagnóstico de rejeição”, na qual buscou-se apreender as reações dos participantes frente ao diagnóstico de rejeição e possibilidade de perda do enxerto; e C) “Perspectivas para o futuro: o desejo por um novo transplante”, na qual verificou-se se os participantes vislumbravam a possibilidade de um novo procedimento de transplante renal diante da perda de um órgão e conseqüente falência do enxerto já realizado.

Discussão e Conclusões

Os participantes desejam realizar o transplante novamente, indo de encontro a dados da literatura que apontam que essa continua sendo vista como melhor forma de tratamento a longo prazo.

Palavras Chave

Transplante de rim; Rejeição de transplante; Psicologia;

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Denise Maria Vendramini, Carolline Mara Veloso Rangel