Dados do Trabalho
Título
Psicose associada ao uso de Tacrolimus: Relato de dois casos
Introdução
Os inibidores de calcineurina, dentre os quais o mais comumente utilizado é o tacrolimus, possuem um papel preponderante na imunossupressão dos pacientes submetidos a transplante hepático. Dentre os potenciais efeitos colaterais destas medicações, são bastante conhecidos os efeitos metabólicos, renais e neurológicos, sendo que estes últimos geralmente se manifestam por cefaleia e tremores de extremidades. Entretanto, dentro do espectro dos efeitos neurológicos do tacrolimus, podem ocorrer manifestações psiquiátricas com delírios, alucinações e outras alterações cognitivas e comportamentais. Relatamos o caso de dois pacientes que apresentaram estas manifestações, não sendo encontrada outra causa além do uso do tacrolimus.
Material e Método
Análise retrospectiva dos prontuários dos dois pacientes.
Resultados
Ambos os pacientes eram do sexo masculino, e apresentavam 58 e 67 anos quando do surgimento dos sintomas. Ambos utilizaram o tacrolimus desde os primeiros dias do transplante, inicialmente sem sintomas neurológicos. Os sintomas se manifestaram 31 e 42 dias após o transplante. Os pacientes apresentavam tremores importantes, delírios persecutórios, dificuldades de equilíbrio e marcha e alucinações visuais e auditivas. Os níveis séricos de tacrolimus eram de 2 e 11,3. Ocorreu o completo desaparecimento dos sintomas 24 horas após a suspensão do tacrolimus. Em ambos os casos, houve extensa investigação neurológica e radiológica, não encontrando outra causa que justificasse os sintomas. Em ambos foi iniciada ciclosporina, sem efeitos adversos.
Discussão e Conclusões
Sintomas psiquiátricos de surgimento após o transplante podem estar relacionados ao uso de tacrolimus, não sendo dose dependentes. A suspensão do tacrolimus leva ao rápido desaparecimento dos sintomas, e a substituição por ciclosporina é segura.
Palavras Chave
Tacrolimus, Psicose
Área
FÍGADO - Imunossupressão
Instituições
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil
Autores
Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, André Luis Conde Watanabe, Natália de Carvalho Trevizoli, Fernando Marcus Felippe Jorge, Luiz Gustavo Guedes Diaz, Priscila Brizolla de Campos, Ana VIrginia Ferreira Figueira, Gabriel de Oliveira Nunes Caja, Deborah Roberta Liduario Raupp