Dados do Trabalho


Título

Número elevado de visitas durante o diagnóstico de ME: Estratégias de como resolver

Introdução

A realização do diagnóstico de Morte Encefálica (ME) normalmente gera nos familiares grande ansiedade e desejo de maior número de visitas, porém há limitação do número de visitantes por horário, fato que pode gerar frustração, ocasionar resistências e impactar na tomada de decisão do processo de doação, assim, cabe a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) resolver tal situação sem que ocorra prejuízo para a rotina do setor onde o paciente está internado e para o processo de trabalho da CIHDOTT. Esse resumo objetiva apresentar a estratégia utilizada para atender a necessidade de maior número de visitantes para o paciente em diagnóstico de ME em um hospital universitário público.

Material e Método

Relato de experiência descritivo.

Resultados

A primeira estratégia utilizada pela CIHDOTT foi flexibilização dos horários de visitas, de modo que os familiares poderiam visitar o seu ente querido em qualquer horário, porém esse fato passou a gerar atrito com o setor de internação, pois atrapalhava as rotinas e também requeria da CIHDOTT que estivesse o tempo todo a disposição para acompanhar as visitas, fato que prejudicava as demais atividades do serviço. Diante disso se optou por ampliar o número de visitantes de duas para cinco pessoas por horário, sendo permitido em outros horários apenas para a visita religiosa ou em situações especiais avaliadas pela CIHDOTT.

Discussão e Conclusões

A ampliação do número de visitas permitiu uma melhor organização do processo de trabalho da CIHDOTT junto com a família do paciente, sendo evidenciado pela equipe a melhoria nas rotinas da unidade proporcionando um atendimento mais humanizado e transparente.

Palavras Chave

Visita; Doação de órgãos; CIHDOTT

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Adriana Lemes Gonçalves do Prado, Cláudia Regina de Assis, Cristiane Etél Costa Becker , Elaine Fátima Padilha, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Fabiana Severino Kupka , Francislene Aparecida Biederman , Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Marcia do Prado Pereira do Prado Pereira, Maricléia Sauer Neto , Reginaldo Passoni dos Santos , Solange Rogitski