Dados do Trabalho


Título

Monitoramento terapêutico simultâneo de Everolimo, Sirolimo, Tacrolimo e Ciclosporina por Espectrometria de Massas

Introdução

A Espectrometria de Massas (LC-MS/MS), padrão ouro na quantificação de imunossupressores, é atualmente o único método capaz de quantificar simultaneamente diferentes combinações de imunossupressores como, Everolimo (EVR), Sirolimo (SRL), Tacrolimo (TAC) e Ciclosporina (CsA). Sendo assim, implementamos no Brasil o método para o monitoramento do EVR, SRL, TAC e CsA em uma única amostra de sangue.

Material e Método

As amostras foram extraídas com metanol 70% contendo sulfato de zinco e em seguida analisadas em sistema HPLC acoplado ao Espectrômetro de Massas (LC-MS/MS) modelo API3200 (Applied Biosystem) e a quantificação em ng/mL ocorreu no software MultiQuant2.1.

Resultados

A recuperação analítica para o EVR variou de 91,3 a 145% (CV 5 a 21,7%; viés -45 a 0%) ao longo do intervalo linear da curva de concentração (2,0 - 50 ng/mL). Para o SRL a recuperação variou de 86,6 a 112,2% (CV 0 a 16,7%; viés -12,2 a 13%) na curva de concentração. A recuperação do TAC foi de 88 a 118,2% (CV 0,2 a 17,6%; viés -20 a 12%). Por fim, a recuperação da CsA variou de 93 a 110,7% (CV 0,4 a 6,1%; viés -5,5 a 6,9%) foi observado ao longo do intervalo linear do ensaio da curva de concentração (9 - 1000 ng/mL).
A precisão na análise de inter ensaio das amostras dos pacientes variou 0 a 15,7%, para a dosagem de EVR. O SRL apresentou resultado variando entre 0 a 14,7%. O TAC apresentou uma precisão de 0 a 10,9% no inter ensaio. Já a precisão na análise de inter ensaio das amostras de CsA variou de 0,5 a 15,8%.

Discussão e Conclusões

A técnica de espectrometria de massas forneceu a possibilidade do monitoramento de drogas imunossupressoras com tempo reduzido de análise, menor custo, alta seletividade e especificidade.

Palavras Chave

Everolimo, Sirolimo, Tacrolimo, Ciclosporina, Espectrometria de Massas, Monitoramento terapêutico.

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Aparecida Ronchi, Juliana Dineia Perez, Andreia Cristina Febba, Danielle Sanches Aragao, Claudia Rosso Felipe, Helio Tedesco Silva-Junior, Jose Osmar Medina Pestana, Dulce Elena Casarini