Dados do Trabalho


Título

Prevalência da dor crônica após transplante de pulmão e impacto na qualidade de vida

Introdução

O transplante de pulmão é uma terapia indicada para melhorar a qualidade de vida e sobrevida de pacientes com pneumopatias avançadas ou em fase terminal.Controlar a dor após o procedimento cirúrgico é muito importante, visto que várias complicações que podem ocorrer no pós-operatório estão ligadas a falha de analgesia.A dor crônica pós-cirúrgica é aquela que persiste além do tempo de cicatrização normal, pelo menos 3 meses após a cirurgia.O nosso estudo tem como objetivo investigar a prevalência da dor crônica pós-transplante de pulmão e avaliar o impacto da dor crônica sobre a qualidade de vida (QV) dos pacientes transplantados pulmonares.

Material e Método

Estudo transversal, com amostra de conveniência de 36 pacientes, conduzido por meio de entrevista com os pacientes no tempo de transplante pulmonar de 3 a 12 meses completos. Os questionários utilizados foram o Inventário Breve de Dor (BPI) e o Short-Form Health Survey (SF-36). Os dados foram submetidos à análise estatística e os testes utilizados foram Mann-Whitney e teste de Correlação de Pearson. Foram considerados significativos valores de p<0,05.

Resultados

Dor crônica esteve presente em 47,2% dos pacientes avaliados. O domínio de qualidade de vida mais afetado foi a dor e o menos afetado foi a capacidade funcional. Encontrou-se correlação negativa moderada entre intensidade da dor e os domínios capacidade funcional, dor e saúde mental. A via de acesso cirúrgica apresentou associação com os domínios capacidade funcional e limitação por aspectos físicos.

Discussão e Conclusões

A prevalência de dor crônica pós-transplante de pulmão foi elevada. A intensidade da dor apresentou correlação negativa moderada com os domínios capacidade funcional, saúde mental e dor.

Palavras Chave

Dor Crônica
Transplante pulmonar
Qualidade de vida

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

INSTITUTO DO CORAÇÃO - São Paulo - Brasil

Autores

Jaquelline Maria Jardim, Liliane Saraiva de Mello, Marina de Goes Salveti, Samanta Coelho Loxe, Ligia Camara, Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, Mara Helena Corso Pereira, Ricardo Henrique de Oliveira Braga Teixeira