Dados do Trabalho


Título

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL NO DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA: COMO FAZEMOS

Introdução

O apoio espiritual pode contribuir para o conforto da família do paciente em diagnóstico de Morte Encefálica (ME), diante disso, é importante que a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) oportunize para a família a assistência espiritual, visto que muitas vezes os mesmos, em meio a tantos acontecimentos, não recordam de solicitar. Este resumo objetiva descrever a experiência da equipe da CIHDOTT, de um hospital universitário público, frente a assistência espiritual oportunizada aos familiares de paciente em diagnóstico de ME.

Material e Método

Relato de experiência descritivo.

Resultados

Quando a presença do líder espiritual não é solicitada pela família, a CIHDOTT oferece o atendimento. Antes do início do atendimento a equipe da CIHDOTT realiza contato com o profissional no sentido de atualizar o mesmo sobre o quadro real do paciente, a possibilidade iminente de morte ou de gravíssimas sequelas decorrentes do agravo encefálico, com objetivo de que o mesmo não crie expectativas de plena recuperação do paciente para a família, fato que, ao invés de contribuir, pode prejudicar o processo de luto antecipatório que a família normalmente se encontra no decorrer do diagnóstico de ME. A visita do líder religioso é realizada com ou sem a presença da família, de acordo com o desejo dos mesmos e fora do horário padrão de visitas da instituição.

Discussão e Conclusões

Acredita-se que a assistência espiritual pode contribuir para o processo de luto da família, além disso, notou-se que os familiares se sentiram mais acolhidos, muitos relataram que a oração, a presença de seu líder espiritual lhes trouxe paz, restituindo a fé e renovando suas forças, para vivenciar o processo de luto.

Palavras Chave

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL; CIHDOTT; FAMÍLIA

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Adriana Lemes Gonçalves do Prado, Cláudia Regina de Assis, Cristiane Etél Costa Becker , Elaine Fátima Padilha, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Fabiana Severino Kupka , Francislene Aparecida Biederman , Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Marcia do Prado Pereira , Maricléia Sauer Neto , Reginaldo Passoni dos Santos , Solange Rogitski