Dados do Trabalho


Título

Assistência pré-operatória de Enfermagem realizada no Centro de Transplante Renal de Fortaleza

Introdução

Previamente ao transplante renal, o paciente se submete à criteriosa avaliação multiprofissional, em que se inclui a consulta de Enfermagem. Conforme a Lei do Exercício Profissional, constitui atividade privativa do enfermeiro, durante a qual necessita de expertise com enfoque na orientação para promoção da saúde e prevenção de doenças correlatas.

Material e Método

Trata-se de relato de experiência, vivenciado pelos enfermeiros do Centro de Transplante Renal em Fortaleza (CTRF).

Resultados

Nas consultas, aborda-se a importância do acompanhamento periódico com nefrologista e a necessidade de outros pareceres médicos, odontológico e psicológico, além da realização de exames laboratoriais e de imagem e atualização do cartão vacinal. O paciente recebe ainda um check list para guiá-lo quanto aos objetivos a serem alcançados. Na segunda etapa, o enfermeiro realiza anamnese e exame físico, orienta a respeito do procedimento cirúrgico e possíveis complicações, esclarece dúvidas e revisa pendências para a realização de listagem no SNT. A terceira compreende as consultas até o dia do transplante, com o seguimento através de contatos telefônicos e renovação de exames complementares.

Discussão e Conclusões

O enfermeiro desempenha importante papel no período que antecede o transplante renal, colaborando com o paciente no enfrentamento de desafios por meio de suportes físico, psicológico e educacional. Com a consulta de enfermagem, é possível identificar as necessidades individuais de cada paciente, traçar um adequado plano de cuidados e, principalmente, estabelecer vínculo com a equipe de saúde responsável.

Palavras Chave

Enfermagem; Assistência pré-operatória; Transplante Renal

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

CENTRO DE TRANSPLANTE RENAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

ANA CARINE GOERSCH SILVA, DIANA FONTENELE MORAES AZEVEDO, JOSÉ ANASTÁCIO DIAS NETO, THYAGO ARAÚJO FERNANDES, CLARISSA FERREIRA LOBO, RONALDO MATOS ESMERALDO