Dados do Trabalho


Título

Construção e validação de rotinas anestésicas no perioperatório de transplante renal

Introdução

O manejo das peculiaridades dos pacientes do transplante renal (TxR) é um desafio para os anestesiologistas. A criação de um protocolo de perioperatório em TxR é importante para uniformizar as condutas anestésicas e garantir a segurança e melhor manejo desses pacientes.

Material e Método

Este foi um estudo de desenvolvimento metodológico de elaboração e validação de protocolos clínicos que se constituiu em três etapas: (1) revisão ampla da literatura relacionada ao manejo pré-operatório e intraoperatório de TxR; (2) construção do protocolo de anestesia para o perioperatório de TxR; (3) validação do protocolo por especialistas. O instrumento utilizado para validação intitula-se Appraisal of Guidelines, Research and Evaluation (AGREE II). O mesmo consiste em 23 perguntas divididas em 6 domínios e mais duas perguntas de avaliação global. Consideramos validados os domínios com nota escalonada igual ou superior a 70%. A coleta de dados se deu de dezembro de 2017 a abril de 2018 sendo selecionados 7 juízes especialistas.

Resultados

O protocolo obteve as seguintes notas escalonadas: domínio 1 (escopo e finalidade) = 92,8%; o domínio 2 (envolvimento das partes) = 83,3%; domínio 3 (rigor do desenvolvimento) = 76,2%; domínio 4 (clareza da apresentação) = 93,6%; domínio 5 (aplicabilidade) = 70,2%; domínio 6 (independência editorial) = 78,6%. A avaliação global recebeu nota escalonada de 81,6%. Seis dos juízes (85,7%) responderam que recomendariam o uso do protocolo com algumas modificações sugeridas.

Discussão e Conclusões

Foi construído um material de qualidade, baseado na literatura mais atual e validado por especialistas criteriosamente selecionados o que lhe da respaldo para torná-lo reprodutível clinicamente.

Palavras Chave

Validação de protocolos, Anestesia em transplante renal, Pré-operatório de transplante renal, Transplante renal

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Nely Marjollie Guanabara Teixeira Reis, Ivelise Regina Canito Brasil, David Silveira Marinho