Dados do Trabalho


Título

Implementação de fluxograma de atendimento do Centro de Transplante Renal de Fortaleza em hospitais da rede privada no Ceará

Introdução

Cresce significativamente o contingente de pacientes com indicação de transplante. O Centro de Transplante Renal de Fortaleza tem colaborado para atendimento da adicional demanda desses serviços no Ceará e, mediante incorporação da iniciativa privada na assistência de pacientes segurados por convênios, tem amenizado os custos do Sistema Único de Saúde com essa modalidade de tratamento. Contempla-se o fluxograma de preparo de candidatos à transplante renal com doador falecido em dois hospitais privados do Ceará.

Material e Método

Trata-se de relato de experiência adquirida com a criação de rotinas de assistência em instituições privadas no estado.

Resultados

Foram realizadas reuniões com as chefias dos setores envolvidos e decidido cada detalhe do processo. O local de gerenciamento da logística – desde a convocação do ranking até ao preparo pré-operatório – é no setor de transplantes do hospital, onde enfermeiras conduzem o processo. Estabeleceu-se que o paciente selecionado deve se dirigir ao hospital, inicialmente ao pronto atendimento, sendo submetido à avaliação clínica e coleta de exames laboratoriais. Paralelamente se aciona a equipe de sobreaviso de nefrologistas, anestesiologistas e cirurgiões. Convencionou-se a priorização máxima desse atendimento, caracterizando-o em código vermelho, da chegada ao hospital até a admissão na UTI pós-operatória, haja vista a importância de minimização do tempo de isquemia do órgão.

Discussão e Conclusões

O fluxograma é reavaliado periodicamente, na busca e resolução de inadequações. Considera-se essencial a integração dos diversos setores hospitalares com a Central de Regulação de Doação de Órgãos e Tecidos e os demais serviços assistenciais, a fim de possibilitar um tempo de isquemia favorável.

Palavras Chave

Transplante Renal; Fluxo de atendimento; Multiprofissional

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

CENTRO DE TRANSPLANTE RENAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

ANA CARINE GOERSCH SILVA, DIANA FONTENELE MORAES AZEVEDO, CLARISSA FERREIRA LOBO, JOSE ANASTÁCIO DIAS NETO, THYAGO ARAÚJO FERNANDES, RONALDO MATOS ESMERALDO