Dados do Trabalho


Título

KDPI e descarte renal de doador falecido no Rio Grande do Sul em 2018

Introdução

O Índice do Perfil de Doador Renal (KDPI) é considerado um preditor da não utilização de rins internacionalmente, mas pouco se conhece os resultados da sua utilização no Brasil.

Material e Método

Este trabalho descreve a distribuição do KDPI entre os descartes renais no Rio Grande do Sul através de revisão de prontuários da Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Sul

Resultados

No ano de 2018, no Rio Grande de Sul, tivemos 238 doadores efetivos. Foram captados 461 rins, sendo 34% (159 rins) descartados, totalizando 96 doadores com pelo menos um rim descartado. Dos rins descartados, 62% (98 rins)apresentaram KDPI maior do que 80% e 3% ( 5 rins) apresentaram KDPI menor ou igual a 40%; Dos doadores em que houve algum descarte renal, em um terço deles (33 de 96 doadores) o rim contralateral foi implantado.

Discussão e Conclusões

Estes dados sugerem que a maior porcentagem de rins descartados de doador falecido no Rio Grande do Sul, foi de doadores de rins com critérios expandidos identificados pelo KDPI. Futuros estudos de associação do KDPI com o descarte renal são necessários para melhor utilizar esse índice na predição do não aproveitamento do rim no nosso meio.

Palavras Chave

KDPI; descarte renal; doador falecido; transplante de rim; criterios expandidos

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Central de Transplantes - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Rafael Ramon Rosa, Sandra Rodrigues Santos, Katia da Silva dos Santos, Maria de Lourdes Drachler, Ricardo Klein Ruhling