Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA UNIDADE DE TRANSPLANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TRANSPLANTE RENAL

Introdução

A Doença Renal Crônica consiste na perda lenta, progressiva e irreversível da função dos rins e na fase terminal, a terapia renal substitutiva ou o transplante renal tornam-se necessários. A fisioterapia proporciona melhora da capacidade funcional e qualidade de vida, além disso, atua na prevenção e tratamento das complicações apresentadas pelo paciente renal. O estudo tem como objetivo relatar a experiência profissional com usuários transplantados renais na Unidade de Transplante do Hospital Universitário do Maranhão, HU-UFMA.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de uma fisioterapeuta integrante do Programa de Residência Multiprofissional do HU-UFMA no período de março de 2017 a janeiro de 2019. A análise aborda dois temas centrais: a inserção do fisioterapeuta na equipe multiprofissional e a população assistida pela fisioterapia e suas intervenções.

Resultados

A atuação fisioterapêutica dá-se em vários momentos: durante a visita multiprofissional diária à beira leito, no planejamento de Projeto Terapêutico Singular, na assistência individualizada, nas aulas de aperfeiçoamento e capacitação prática profissional e nas discussões de casos de pacientes internados.

Discussão e Conclusões

A fisioterapia assiste aos pacientes doadores e receptores renais imediatos e usuários transplantados tardios em intercorrências, intervindo na prevenção e tratamento de complicações emergentes relacionadas a déficit motor ou respiratório. A inserção do fisioterapeuta na equipe multiprofissional de saúde mostrou-se relevante no contexto geral de atuação e oportunizou o aprimoramento do conhecimento técnico-científico que a área oferece.

Palavras Chave

Fisioterapia; Transplante Renal; Doença Renal Crônica

Área

MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - Maranhão - Brasil

Autores

Anna Clara Lopes Freitas da Costa, Janieldes Ferreira , Ana Letícia Santos DO Nascimento, Maria Lúcia Holanda Lopes, Ana Carolina Sá Mendonça, Iracy Angelica Sousa Brandão, Isabela Atem Gonçalves Camarço