Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos pacientes em lista de espera para o transplante renal em um serviço particular de Fortaleza - Ceará

Introdução

O estudo objetiva descrever o perfil epidemiológico e clínico de pacientes em lista de espera de um serviço de transplante particular atuante em dois hospitais em Fortaleza-Ceará.

Material e Método

O estudo é epidemiológico transversal com abordagem quantitativa. Identificamos os pacientes listados atualmente no referido serviço, que iniciou suas atividades em 2014 e até o momento realizou 42 transplantes.

Resultados

A amostra foi de 42 pacientes inscritos, todos candidatos à transplante renal com doador falecido, com média de idade de 48,2 (± 18) anos, predominando sexo masculino (66,6%), tipo sanguíneo O (50%), com nefropatia hipertensiva (19%) como doença de base, seguida pelas glomerulopatias (17%), 79% faziam hemodiálise, com tempo médio de tratamento dialítico de 39 meses, 14,2% haviam sido submetidos a transplantes previamente e 92,8% residiam no estado.

Discussão e Conclusões

Apesar do serviço ter iniciado há pouco tempo e ainda possuir um número reduzido de inscritos, delimitado pelo fato de aproximadamente cerca de 22,7% da população brasileira possuir plano de saúde privado (BRASIL, 2019), já demonstra perfil comum aos achados em Batista et al (2017), como idade média de 52 anos, sexo masculino 59,6%, tipo O 48,9%. Campos et al (2017) afirma que 90,9% realizavam HD em seu estudo. Conhecer o perfil dos pacientes inscritos no serviço é fundamental para planejar as ações de saúde, visando uma melhor assistência e controle dos indicadores de saúde.

Palavras Chave

Transplante renal; lista de espera; perfil epidemiológico

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

CENTRO DE TRANSPLANTE RENAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

DIANA FONTENELE MORAES AZEVEDO, ANA CARINE GOERSCH SILVA, JOSÉ ANASTÁCIO DIAS NETO, THYAGO ARAÚJO FERNANDES, FERNANDO JOSÉ VILLAR NOGUEIRA PAES, SILVANA DAHER COSTA, RONALDO MATOS ESMERALDO