Dados do Trabalho


Título

A atuação da Liga de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer em Porto Alegre nos anos de 2018 e 2019.

Introdução

A Liga de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer (Liga de Tx HDVS) foi criada em 2012 com o intuito de difundir entre estudantes da área da saúde o processo de doação de órgãos, de modo a promover o conhecimento e aumentar o número de doadores. A liga é multidisciplinar e atua nos eixos de pesquisa, ensino e extensão. O objetivo é divulgar as atividades realizadas pela Liga de Tx HDVS durante o período de janeiro de 2018 a abril de 2019.

Material e Método

A Liga se reúne quinzenalmente e é composta por 9 membros do curso de Medicina, 2 de Enfermagem, 1 de Biomedicina, 1 de Farmácia e 1 de Psicologia, os quais estão vinculados à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Resultados

A liga realizou: 1 curso sobre morte encefálica e 1 curso "Tudo que você precisa saber sobre Trasplantes!" ; Participou de 5 eventos públicos (Dia de Cooperar, Campanha de aniversário do município de Montenegro, Expointer, Dia do Desafio, Dia Mundial do Rim); Participou de 4 oficinas em eventos realizados na UFCSPA (III Jornada Acadêmica da Farmácia, Museu de Anatomia, Jornada de Medicina); Desenvolveu o projeto “Clube da revista” com reuniões mensais sobre o tema; Organizou o VI Jogo pela Vida com participação de pacientes transplantados e alunos; Criou uma página no Instagram para divulgar informações. cursos e eventos promovidos; Realizou o 1°Congresso Brasileiro de Ligas de Transplantes.

Discussão e Conclusões

A Liga atua, de modo, a difundir conhecimento e garantir que a disseminação sobre doação e transplantes siga efetiva e traga resultados capazes de interferir na melhora do bem-estar social e na promoção da saúde para a sociedade.

Palavras Chave

Liga acadêmica; Ação comunitária

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Dom Vicente Scherer - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Samantha Brum Leite, Julia Cachafeiro Réquia Réquia, Carolina dos Santos Bartholomay, Gabriela dos Santos Marinho, Larissa Lemos Karsburg, Amanda Acauan de Aquino, Caio Seiti Mestre Okabayashi, Daniela dos Reis Carazai, Laura Motta Bellan, Daniela dos Santos Boeira, Alex Luiz Gomes da Rocha, Carina Lucia Tarcitano Carneiro, Fabricio Dhiemison Oliveira dos Santos, Nathália Fritsch Camargo, Clotilde Druck Garcia