Dados do Trabalho


Título

BATIZADO DURANTE O DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA (ME) COMO EXEMPLO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

Introdução

O batismo é a iniciação da vida cristã realizada por um rito que marca o inicio dos sacramentos na igreja católica. Os pais cristãos reconhecem que esta prática corresponde também à sua função de alimentar a vida que Deus confiou a eles, diante da importância desse sacramento para a família cristã, cabe a Comissão Intra-Hospitalar Doação Órgão e Tecidos (CIHDOTT) providenciar a realização de tal sacramento caso exista desejo dos pais. Este resumo objetiva descrever a realização do batizado de um bebê durante o diagnóstico de Morte Encefálica (ME) em um hospital universitário público.

Material e Método

Relato de experiência, descritivo.

Resultados

A equipe da CIHDOTT estava acompanhando a família de um bebê do sexo feminino de dois meses, em diagnóstico de ME, quando observou que o pai segurava um terço nas mãos, foi então ofertada a assistência espiritual, o pai aceitou e discorreu o desejo de que fosse realizado o sacramento do batismo, o qual ainda não tinha sido realizado visto que a bebê estava hospitalizada desde o nascimento. A equipe da CIHDOTT realizou contato com o Padre, o qual foi conduzido até a beira do leito e realizou o batismo com a água e tendo como testemunhas (madrinhas) três integrantes da CIHDOTT. O rito foi filmado e fotografado a pedido do pai.

Discussão e Conclusões

O batismo causou muita emoção na equipe da CIHDOTT, assim como no Padre e no pai, com isso resta evidente que é de extrema relevância que a equipe da instituição não se atente somente para as questões burocráticas e documentais do diagnóstico de ME, mas também no conforto espiritual direcionado às necessidades de cada família.

Palavras Chave

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL; ACOLHIMENTO; CIHDOTT

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Adriana Adriana Lemes Gonçalves do Prado, Cláudia Regina de Assis, Cristiane Etél Costa Becker Etél Costa Becker , Elaine Fátima Padilha, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Fabiana Severino Kupka , Francislene Aparecida Biederman , Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Marcia do Prado Pereira , Maricléia Sauer Neto , Reginaldo Passoni dos Santos , Solange Rogitski