Dados do Trabalho


Título

A inserção de acadêmicos de Enfermagem em serviço de transplante renal como atividade de liga acadêmica

Introdução

Para manutenção do enxerto renal funcionante, é primordial um tratamento contínuo com equipe multiprofissional. O enfermeiro, possui o papel de disseminar conhecimentos de promoção, prevenção e recuperação da saúde a candidatos receptores, doadores e seus familiares durante todo o processo do transplante. Portanto, o presente trabalho visa descrever a inserção de acadêmicos de Enfermagem em serviço de transplante renal, promovido por Liga Acadêmica.

Material e Método

Descrição das atividades realizadas desde a inserção do curso de enfermagem em liga acadêmica de Transplante de órgãos, realizadas no período de ago/2017 a mar/2019.

Resultados

Os acadêmicos de Enfermagem passaram a participar do acompanhamento pré-transplante e pós- transplante, vivenciando assim a oportunidade de prática e fixação de conteúdos voltados à consulta de enfermagem. Participaram também na elaboração e realização de salas de espera, palestras de conscientização em escolas e análise de exames laboratoriais. Todas as atividades são realizadas sob supervisão e propiciam o aprofundamento de conhecimentos em atendimento ambulatorial multidisciplinar e em Nefrologia.

Discussão e Conclusões

A liga contribui no desenvolvimento e na valorização da equipe multidisciplinar e favorece ao aluno um contato direto com práticas educativas em saúde.

Palavras Chave

Transplante de rim. Enfermagem no Consultório. Atendimento multidisciplinar. Ligas acadêmicas.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Arison Cristian de Paula Silva, Maria Carolina Jacob de Paula, Stella Faustino Pinto Pessoa, Vinícius da Silva Barroso, Aline Rios Freitas de Almeida, Gustavo Fernandes Ferreira, Hélady Sanders Pinheiro