Dados do Trabalho


Título

Centro de Transplante Renal de Fortaleza: cinco anos de atuação no tratamento à Doença Renal Crônica no Ceará

Introdução

Iniciando as atividades em fevereiro/2014, o Centro de Transplante Renal de Fortaleza (CTRF) tem contribuído com o atendimento da crescente demanda de nefropatas crônicos com indicação dessa modalidade terapêutica. Alia a iniciativa privada à assistência de pacientes segurados por operadoras de planos de saúde, amenizando no Ceará os custos do Sistema Único de Saúde, bem como favorecendo o direcionamento de leitos e insumos públicos para pessoas mais carentes. Traça-se o perfil da população assistida nos cinco anos de atuação do CRTF, com ênfase em aspectos demográficos e clínicos.

Material e Método

Avaliados registros clínicos em prontuário de pacientes submetidos a transplante renal (TR) pelo CTRF em hospitais privados do estado, desde fevereiro/2014 até o presente (abril/2019).

Resultados

Totalizaram no período 42 pacientes transplantados, maioria do sexo masculino (78,6%), com amplo espectro etário (2-78 anos, média 45,4), com etiologia da doença renal crônica distribuída da seguinte maneira: indeterminada (23,8%), glomerulopatia (19%) e HAS/DM (11,9%). Miscelânea de infecções, litíase e condições genéticas/congênitas respondem pelo restante da casuística. O TR ocorreu preemptivamente em 21,4% dos pacientes, os demais dialisavam por período médio de 19,2 meses até a cirurgia. Maioria decorreu de doação cadáver 76,2%, nos quais o tempo global de isquemia do enxerto variou de aproximadamente 11-35 horas, média de 20,4.

Discussão e Conclusões

Atuando desde fevereiro/2014, o CTRF contribui com o tratamento do crescente contingente de pacientes com indicação de TR. No geral, adultos de 45,5 anos, sexo masculino, nefropatas com etiologia indeterminada, com pelo menos 1,5 ano de regime dialítico delineiam o perfil da população atendida até o presente.

Palavras Chave

Doença renal crônica; Transplante renal; Perfil epidemiológico

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

CENTRO DE TRANSPLANTE RENAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

DIANA FONTENELE MORAES AZEVEDO, ANA CARINE GOERSCH SILVA, JOSÉ ANASTÁCIO DIAS NETO, THYAGO ARAÚJO FERNANDES, MARIA LUIZA MATTOS BRITO OLIVEIRA, RONALDO MATOS ESMERALDO