Dados do Trabalho


Título

INDICADORES DE DESEMPENHO DA CIHDOTT EM PROTOCOLO DE MORTE ENCEFÁLICA

Introdução

O transplante é uma opção terapêutica para diversas patologias crônicas e incapacitantes que colocam em risco a vida de milhares de pessoas. Além de reabilitar, melhora a qualidade de vida e o retorno as atividades pessoais e laborais (CASTAÑEDA-MILLAN et al., 2014). Para que todo o processo de doação ocorra conforme legislação e normas vigentes, ressalta-se a atuação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e profissionais que desenvolvem o trabalho , prestando auxílio aos familiares na perda de um ente querido, orientando-os e mostrando a possibilidade de salvar a vida de outras pessoas, oportunizando assim a efetivação da doação (SCHEREMETA; SELOW,2016).

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo e transversal. Descritivo com a finalidade buscar as respostas dos objetivos por meio de uma construção ocorrida ao longo do tempo, buscando as características da população (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2010), e transversal se refere a medições em um único momento.(POLIT; BECK, 2011).

Resultados

Conforme os dados CEt/ PR, de jun/2017 a out/2018 tivemos 28 notificações, com 24 doadores elegíveis, as 24 famílias foram entrevistadas, destas, 20 famílias autorizaram a doação, dois pacientes tiveram contra indicação clínica , dois pacientes não confirmou o diágnóstico de ME, um paciente evoluiu para PCR antes do término do protocolo, tivemos quatro recusa familiar e uma taxa de conversão para doação de 83,33%.

Discussão e Conclusões

A busca continua pelo conhecimento, fortalece as ações proporcionando segurança na tomada de decisão de forma assertiva. Isso, juntamente com a estrutura organizacional, reflete diretamente nos resultados aqui descritos. Há ainda, muito a se fazer e aprender, mas também se constata que o caminho é esse.

Palavras Chave

Indicadores, Morte Encefálica, Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL DE CLÍNICAS - UFPR - Paraná - Brasil

Autores

MARIÁ COMPARIN MACHADO, Natalie Garcia Domingos, Vivian Maria Reksua, Giselly Dib do Valle, Marcos David dos Santos Araújo