Dados do Trabalho


Título

DISFUNÇÃO MIOCÁRDICA AGUDA PÓS RUPTURA DE PRÓTESE VALVAR: CAUSA INCOMUM DE SÍNDROME CARDIORENAL (SCR) AGUDA TIPO 1 NO PÓS-TRANSPLANTE RENAL (PTR).

Introdução

A síndrome cardiorrenal (SCR) é definida como distúrbio do coração e dos rins, em que a disfunção, aguda ou crônica de um pode induzir a disfunção, aguda ou crônica, do outro. A intervenção farmacológica e/ou cirúrgica pode modificar a evolução da doença e, assim, uma definição da causa é primordial.

Material e Método

Relatamos uma rara causa de SCR Aguda no PTR cursando com prolongada disfunção do enxerto

Resultados

Paciente de 29 anos, sexo feminino, transplantada renal com doador falecido, hipersensibilizada sem anticorpos específicos contra o doador. Possuía próteses biológica em valvas mitral e aórtica há três anos, por endocardite bacteriana secundária a infecção de cateter de diálise.
Evoluiu no PTR com prolongada disfunção do enxerto, em biópsia foi evidenciada necrose tubular aguda (NTA) com C4d negativo. Excluídas causas infecciosa, medicamentosa, vascular e imunológica, paciente recebeu alta para investigação ambulatorial, com MDRD 11 ml/min e creatinina (Cr) 4,8 mg/dl. No 30º pós operatório, apresentou edema agudo pulmonar e sopro rude em área mitral, visualizado em ecocardiograma (ECO) prótese biológica em posição mitral com redução da mobilidade de um dos folhetos, refluxo central excêntrico e prótese aórtica com função normal, caracterizando ruptura da prótese mitral; ECO prévio (10 meses), sem alteração valvar. Com a hipótese de SCR tipo 1 por ruptura de prótese mitral, foi submetida a troca de valvar. Após 27 dias, recebe alta com melhora da função renal, MDRD 27 ml/min e Cr 2,4 mg/dl.

Discussão e Conclusões

Os autores alertam para o fato de que, em caso de NTA, em paciente com doença cardíaca relevante, afastadas demais causas, deve se aventar a hipótese de SCR; diagnóstico e intervenção precoces beneficiam recuperação cardiorrenal com impacto na sobrevida

Palavras Chave

Síndrome Cardiorrenal; transplante renal;

Área

RIM - Complicações

Instituições

HC -FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Gabriela Cardoso Segura, Carla Sandoval Cabrera, Antonio Abel Portela Neto, Rebeca Costa Lima, Tomas Didier Ferreira, Jeison Oliveira Gois, Pablo Andrade Vale, Gianella Lavanda, Elias David-Neto, Flavio Jota de Paula