Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇÃO DE BUSCA ATIVA DE POTENCIAIS DOADORES DE ÓRGÃOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO

Introdução

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo sendo que 96% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde o preparo até a disponibilização de medicamentos pós-transplante. A CIHT na instituição foi estruturada em 2017 e a partir de 2018 foi implantado o modelo de busca ativa focado em três enfermeiros com expertise na linha de cuidado dos pacientes críticos, que realizam visitas diárias no pronto socorro e UTI Adulto para identificação das suspeitas de morte encefálica em conjunto com a equipe multiprofissional, acompanhamento do protocolo, manejo hemodinâmico, acolhimento familiar, captação e entrega do corpo. A comunicação com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) fica sob a responsabilidade do enfermeiro de referência durante todo o processo e o objetivo principal foi analisar o impacto deste modelo comparando os dados relacionados a notificações e doações em 2017 e 2018.

Material e Método

Estudo quantitativo descritivo de recorte transversal com a análise dos relatórios mensais de atividades da CIHT enviados a Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO) realizando um comparativo entre o número de notificações e doações efetivas dos anos de 2017 e 2018, realizado em um hospital Geral de 287 leitos referenciado em trauma.

Resultados

Observou-se um aumento no número de notificações de 31 para 35 (12,9%) assim como aumento significativo no número de doadores efetivos de 09 para 17 (88,8%).

Discussão e Conclusões

Nota-se que a implantação do modelo de busca ativa com três enfermeiros de referência teve um impacto significativo no aumento das notificações e doações em 2018, números que propiciaram premiação como 2º lugar em números de doações efetivas dos hospitais de uma grande Organização Social de Saúde (OSS).

Palavras Chave

CIHT, captação de órgãos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Geral Prof. Dr. Waldemar de Carvalho Pinto Filho - São Paulo - Brasil

Autores

Nathalia Araujo Cionini Menezes, André Ramos Carneiro, Monique Araujo Jesus, Maria Teresa Gomes Franco, Gislane Marcelina Silva, Laércio Celestino Silva, Lirian Martiniuk Vieira