Dados do Trabalho


Título

Elaboração de material educativo sobre complicações da doença hepática terminal para candidatos ao transplante hepático – Relato de experiência

Introdução

O candidato ao transplante hepático requer conhecimento das complicações da doença hepática terminal (DHT) possivelmente vivenciadas no período de espera do órgão. A educação em saúde é uma prática essencial durante a fase pré transplante e o uso de uma ferramenta educativa impressa possibilita uma melhor compreensão das descompensações e cuidados necessários. Dessa forma, buscou-se refletir sobre relevância da educação em saúde a partir do processo de ensino-aprendizagem.

Material e Método

Trata-se de relato de experiência em contexto multidisciplinar acerca da elaboração de infográficos educativos para candidatos à transplante susceptíveis às descompensações clínicas da DTH.

Resultados

A partir de discussões clínicas no ambulatório de pré-transplante hepático foi percebida a necessidade de potencializar as orientações domiciliares sobre o manejo e vigilância das descompensações da DHT. A elaboração do material iniciou-se com a participação em aula teórica, seguida por busca em literatura atualizada e reuniões multiprofissionais no ambulatório. Posteriormente, foram elaborados infográficos sobre as principais complicações da DTH e entregue aos pacientes durante consulta ambulatorial.

Discussão e Conclusões

Ao longo da elaboração e aplicabilidade do trabalho, foi possível refletir sobre a importância da estratégia utilizada visando o empoderamento do paciente-família associado a identificação das possíveis complicações e o esclarecimento acerca dos cuidados domiciliares. As discussões e reflexões diante confecção do material educativo propiciou aos envolvidos a experiência do trabalho multiprofissional e interdisciplinar contribuindo no processo de ensinar-aprender.

Palavras Chave

Transplante hepático; Educação em saúde.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Lina Gallonetti, Samara Serpa Ferreira, Kledson Amaro Moura Fé, Samara Ercolin, Bartira de Aguiar Roza