Dados do Trabalho


Título

Motivos de recusa familiar para doação e características institucionais associadas, em UTIs participantes de um ensaio clínico randomizado

Introdução

No Brasil, 42% das entrevistas para doação de órgãos resultam em recusa, sendo a principal causa de não doação. Contudo, seus determinantes estão pouco esclarecidos. Nosso objetivo é avaliar taxa, motivos e características institucionais associadas à recusa para doação em UTIs com alta notificação de morte encefálica (ME).

Material e Método

Análise interina de dados prospectivos de entrevista familiar coletados no estudo DONORS, não relacionados à intervenção desse estudo randomizado que avalia a efetividade de um checklist para manejo de potenciais doadores em UTI. A taxa de recusas foi obtida sobre o número de entrevistas familiares realizadas. O entrevistador registrou os motivos de recusa. Analisamos associação entre recusa familiar e características institucionais, por teste X2 ou Exato de Fisher (significativo se p < 0,05).

Resultados

Avaliamos 828 entrevistas em 60 centros entre jun/17 e ago/18. Taxa de recusa foi de 35,6% (295). Os principais motivos foram: desejo em vida de não ser doador (38%), desejo do corpo intacto (16,3%) e tempo prolongado para liberar o corpo (13,2%). Outros motivos ou não definição perfizeram 32,5% dos casos. Houve diferença (p=0,003) regional na taxa de recusa: Norte (45,5%), Nordeste (47,3%), Centro-oeste (38,5%), Sudeste (31,9%) e Sul (31,4%). A recusa foi menor em centros transplantadores (29% vs. 38,9%; p=0,006).

Discussão e Conclusões

A taxa de recusa observada em centros com alto volume de ME reflete os altos índices nacionais e as baixas taxas históricas de doação no Norte e Nordeste. Desejo de não ser doador em vida e do corpo intacto, como principais motivos de recusa, reforçam a importância da capacitação para entrevista familiar nesses aspectos. Centros com cultura de transplante apresentaram menos recusas.

Palavras Chave

recusa familiar, doação de órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Glauco Adrieno Westphal, Natalia Elis Giordani, Sabrina Souza da Silva, Cátia Moreira Guterres, Itiana Cardoso Madalena, Adriane Isabel Rohden, Luiza Vitelo Andriguetto, Bruna dos Passos Gimenes, Gabriela Rech, Regis Goulart Rosa, Caroline Cabral Robinson, Maicon Falavigna