Dados do Trabalho


Título

CAPTAÇÃO EXCLUSIVA DE RIM – TÁTICA DE BAIXO DANO AO CADÁVER E BAIXO CUSTO

Introdução

Habitualmente a técnica de perfusão se faz a semelhança da captação de múltiplos órgãos, levando a incisão toraco abdominal e uso do volume da solução de preservação de dois litros in situ mais um litro para reperfusão e acondicionamento. Objetivo é descrever a tática cirúrgica e de perfusão renal exclusiva com incisão reduzida e volume menor da solução de preservação.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva realizado pela equipe de captação de órgãos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) no Ceará.

Resultados

Algumas situações como fígados cirróticos, gravemente traumatizados, com esteatose grave e entre outras, dessa forma acontecendo apenas a captação dos rins. Realiza-se abertura da parede abdominal com incisão mediana xifo-pubiana e inventário da cavidade abdominal. Manobras de CAttel e Kocher seguida de dissecção da aorta e veia cava inferior infra renais. Dissecção da artéria mesentérica superior e inferior na qual serão ligadas, dissecção em bloco do pedículo hepático, dissecção da veia cava inferior entre fígado e veias renais. Procede-se a abertura do ligamento gastro hepático, onde identifica-se os pilares diafragmáticos e a aorta abdominal. Finalizamos a dissecção com a separação do cólon sigmoide na linha de Toddt e rebatemos superiormente o mesmo junto com todo o intestino delgado. Canulação da aorta abdominal infrarenal, ligadura da aorta supra renal e início da perfusão utilizando um litro da solução de preservação e imediatamente ligadura dos dois reparos da veia cava infra e supra renal, seguida de secção da veia cava para drenagem da solução.

Discussão e Conclusões

Tática de captação exclusiva de rins com incisão menor, síntese e finalização do procedimento reduzido, além de menor dano estético e redução de pelo ao menos um litro de solução de preservação.

Palavras Chave

Captação de órgãos
Técnica cirúrgica

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

IVELISE REGINA CANITO BRASIL, TOMAZ EDSON HENRIQUE VASCONCELOS, FRANCISCA PATRÍCIA ALMEIDA QUEIROZ