Dados do Trabalho


Título

Alta Taxa de Dropout em um Centro de Transplantes Brasileiro

Introdução

Quando a pessoa tem o diagnóstico de carcinoma hepatocelular (CHC), existem alguns tratamentos possíveis: ablação do tumor, resseção do tumor, transplante de fígado, quimioembolização do tumor, quimioterapia sistêmica ou cuidado paliativo, dependendo do estágio da doença em que se faz o diagnóstico. Já que o transplante de fígado é o melhor tratamento, quando bem indicado, como já demonstrado na literatura, a pessoa é colocada na lista de espera para o transplante. No entanto, o tempo para receber um novo órgão pode ser maior que a sobrevida esperada, e a doença pode evoluir até tirar o paciente da lista de transplante. Isto é o chamado dropout. Por causa disso, quando o paciente vai ficar na lista mais do que seis meses, é realizada a TACE (transarterial chemoembolization), com o intuito de manter o paciente o maior tempo possível em lista.
Cada centro adota sua própria conduta, e não existe consenso internacional ou guidelines referentes ao uso da TACE antes do transplante de fígado. Nesse resumo, será discutido a taxa de dropout em nosso centro apesar do uso da TACE.

Material e Método

Análise retrospectiva de prontuário de 65 pacientes, que receberam TACE como tratamento ponte para o transplante entre
Jan/2000 e Jul/2016. O estudo não considerou gênero, idade ou etnia.

Resultados

Neste estudo, 58.4% dos pacientes tiverem dropout apesar da TACE.

Discussão e Conclusões

Como conclusão, o centro apresenta uma alta taxa de dropout, o que necessita maiores estudos.

Palavras Chave

Dropout
TACE
Transplante

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

FAMERP/FUNFARME - São Paulo - Brasil

Autores

André Rodrigo Miquelin, Carolina Antunes Marques, Caroline Albuquerque Marcondes, Nicole Mazzeto Oliveira, Laura Ferreira Martinez, Rita de Cássia Martins Alves da Silva, William José Duca, Paulo Arroyo Jr, Helen Christine Felício, Renato Ferreira da Silva