Dados do Trabalho


Título

EXPERIÊNCIA DE DEZ ANOS DE UM MODELO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA EM TRANSPLANTE PULMONAR

Introdução

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) promove o desenvolvimento institucional do SUS por meio de parcerias entre o Ministério da Saúde (MS) e as entidades de saúde de reconhecida excelência. Este estudo objetiva mostrar os resultados da experiência de dez anos de um modelo de parceria público-privada adotado para a criação e manutenção de um programa de Transplante Pulmonar

Material e Método

Estudo de coorte baseado em banco de dados prospectivo do período de 2009 a 2018, incluindo todos os pacientes submetidos ao transplante pulmonar.

Resultados

Neste período foram realizados 76 transplantes em 75 pacientes, o que representa 21,9% de todos os transplantes realizados no Estado de São Paulo. Houve predomínio de pacientes do sexo masculino (58%) e a idade média dos pacientes foi de 47±14,4 anos. A principal indicação para o transplante foi enfisema (34,2%), fibrose pulmonar (23,7%), fibrose cística (14,5%%), bronquiectasias (9,2%), hipertensão pulmonar (3,9%), re-transplante (2,6%) e outros diagnósticos (11,9%). O tempo médio de permanência em fila de espera foi de 25 meses, sendo que 17,1% dos pacientes requereram priorização pela gravidade de doença. Com relação ao tipo de transplante, 65 foram bilaterais, 10 unilaterais (7 direitos e 3 esquerdos) e um cárdio-pulmonar. A sobrevida em 1, 3 e 5 anos foi, respectivamente, 82,0, 77,9 e 69,5%.

Discussão e Conclusões

O programa de transplante de múltiplos órgãos, especialmente do transplante pulmonar desenvolvido por esta instituição, provou ser um excelente modelo de parceria público privada pela importância no número de procedimentos realizados no Estado de São Paulo e pelos resultados semelhantes e até superiores em médio e longo prazo, quando comparados aos resultados relatados pela UNOS.

Palavras Chave

TRANSPLANTE PULMONAR

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

MARCOS NAOYUKI SAMANO, JOSÉ EDUARDO AFONSO JR., MARCIA SANTOS DE JESUS, RICARDO HENRIQUE DE OLIVEIRA BRAGA TEIXEIRA, RAFAEL MEDEIROS CARRARO, PRISCILA LEON BUENO CAMARGO, MARLOVA LUZZI CARAMORI, LUIS GUSTAVO ABDALLA, LUCAS MATOS FERNANDES, OSWALDO GOMES JR., EDUARDO CAMPOS WEREBE, PAULO MANUEL PEGO-FERNANDES, FABIO BISCEGLI JATENE