Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM UMA ORGANIZAÇÃO DE PROCURA DE ÓRGÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

A área de atuação do enfermeiro no processo de doação e transplantes representa-se relativamente nova, sendo um importante campo de aprendizagem acadêmica, onde muitas vezes não é abordado no currículo acadêmico.

Material e Método

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, descrito por uma acadêmica de enfermagem do 10º semestre, que desenvolveu suas atividades em uma Organização de procura de Órgão (OPO) no primeiro semestre do ano de 2018.

Resultados

Esse período foi importante para que pudesse vivenciar as rotinas dos Enfermeiros da OPO, além de identificar a importância da atuação da enfermagem nesse processo, sendo o enfermeiro responsável por realizar a busca ativa dos potenciais doadores, bem como realizar o acolhimento dos familiares diante da notícia da morte, esclarecendo dúvidas e organizando o processo para entrega do corpo. Além disso, os enfermeiros da OPO exercem importante papel como educadores para com os profissionais de saúde e também com a comunidade.

Discussão e Conclusões

Essa experiência foi bastante desafiadora, pois falar sobre doação de órgãos com famílias que estão passando por uma grande perda, exige do enfermeiro empatia, conhecimento e controle emocional. Fica evidente a importância de abordar o tema de doação de órgãos e transplantes nas universidades, sensibilizando os futuros profissionais da saúde quanto a sua importância nesse processo.

Palavras Chave

Educação em Enfermagem; Educação; Obtenção de tecidos e órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Ritter dos Reis - UniRitter - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Cristiane Aparecida Aguiar, Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado, Jackeline Magalhães Bica, Josmar Antoonio Romanini