Dados do Trabalho


Título

NOTIFICAÇÃO DE MORTE ENCEFÁLICA X CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: RESULTADOS DE UMA ORGANIZAÇÃO DE PROCURA DE ÓRGÃOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Introdução

O acompanhamento periódico, dos números referentes a notificação de potenciais doadores, bem como o de doação de órgãos, relativo a cada Organização de Procura de Órgãos (OPO), é uma importante incumbência dos profissionais que compõe o serviço, sendo fundamental para que sejam possíveis intervenções e mudanças que resultem em melhorias. Com a mudança na Resolução, que atualiza os critérios para definição da morte encefálica (ME), a exigência da capacitação dos profissionais médicos requereu a realização de cursos nos hospitais de abrangência da OPO, sendo realizado no ano de 2018, 40 cursos teóricos e práticos, contemplando mais de 400 profissionais médicos.

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo com abordagem quantitativa. A amostra foi composta pelo total de notificações de ME e as doações efetivas de múltiplos órgãos de uma OPO da Região Sul do país, comparados com os números da Central de Transplantes do Estado do Rio Grande do Sul (RS) no ano de 2018.

Resultados

No RS existem seis OPOs, sendo duas na região metropolitana e as demais no interior do estado. Nessa OPO da região metropolitana, que contempla uma população de quase três milhões de habitantes, foram notificados 209 casos de ME das 683 do RS.

Discussão e Conclusões

Acredita-se que tal situação é o resultado de múltiplas capacitações realizadas nesse período juntos ás equipes médicas e de enfermagem, que compõem os hospitais de abrangência dessa OPO. Tal ação proporcionou a aproximação com esses profissionais e a qualificação destes para a realização do diagnóstico de ME e restruturação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs).

Palavras Chave

Educação; Obtenção de Tecidos e órgãos; Ensino

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Irmandade Santa Casa de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado, Fernanda Paiva Bonow, Valter Duro Garcia, Josmar Antoonio Romanini, Jackeline Magalhães Bica, Cristiane Aparecida Aguiar