Dados do Trabalho


Título

A organização da cihdott como desencadeador do aumento de captações de córneas em um hospital municipal em São Paulo

Introdução

A comissão intra-hospitalar de doações de órgãos e tecidos para transplante (cihdott) é uma comissão obrigatória em hospitais públicos, filantrópicos e privados com mais de 80 leitos. Porém, muitas vezes, sua existência está restrita ao documento escrito, não sendo sua organização e trabalho, de fato, efetivos.

Material e Método

Comparamos o número de entrevistas e doações efetivadas em um mesmo período (janeiro a abril) em dois anos (2018 e 2019), sendo que no primeiro destes (2018), a cihdott era apenas uma mera formalidade e no segundo (2019), passou a ter sua operacionalização organizada e efetiva, com reuniões, atas, ampliação da composição, eventos de sensibilização e capacitações constantes.

Resultados

No período referente à 2018, houveram 269 óbitos, 7 entrevistas e apenas 2 doações de córneas, ou seja, 2,6% dos casos geraram entrevista familiar e menos de 1% (0,74%) se confirmaram doações. Já em 2019, em um total de 301 óbitos, tivemos 22 entrevistas e 10 doações de córneas efetivadas, ou seja, 7,3% de entrevistas familiares e 3,32% de doações efetivadas.

Discussão e Conclusões

Observamos que a organização e reestruturação da cihdott, tirando-a do papel, e a capacitação de seus membros, bem como o trabalho que esses desenvolveram junto aos colaboradores da instituição, com sensibilizações e capacitações, trouxe a possibilidade de um aumento de 150% na identificação de potenciais doadores e aplicações de entrevistas familiares, e de 80% de doações efetivadas comparativamente.

Palavras Chave

organização, cihdott, doação, córneas

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HMVJS SPDM - São Paulo - Brasil

Autores

Paula Gan Rossi, Daiane Gabriela Mendes Pinto