Dados do Trabalho


Título

Análise do Artigo Científico: Colangiografia Percutânea Transhepática

Introdução

A colangiografia percutânea transhepática (PTC) é realizada com a inserção de uma agulha nos ductos biliares, com a injeção de material de contraste, favorecendo a melhor visualização desses. Geralmente, é usada para avaliação de pacientes que apresentam dilatação do ducto biliar na ultrassonografia ou em outros exames de imagem e que não estejam aptos à colangiopancreatografia retrógrada endoscópica.

Material e Método

O presente estudo traz uma revisão dos aspectos básicos da PTC e suas possíveis complicações – abordagem realizada por Stephan Anderson, publicado na plataforma UpToDate em 2017.

Resultados

A PTC é, em geral, um procedimento seguro e bem tolerado, podendo, também, propiciar obtenção de material histológico para biópsias, dilatação de estenoses benignas, drenagem de bile ou extração de cálculos biliares. Em doenças como colangite esclerosante e colangiocarcinoma se torna o exame de imagem mais apropriado, pois consegue opacificar a árvore biliar satisfatoriamente. Apesar de pouco frequentes, a PTC apresenta riscos, como a bacteremia (manifestada como colangite e/ou sepse e que pode ser prevenida com a administração antibiótica prévia em pacientes com icterícia obstrutiva, incluindo a cobertura de espécies enterocócicas e bacilos gram-negativos) e a hemobilia severa (tratada por meio de embolização).

Discussão e Conclusões

A PTC é um procedimento seguro e que pode favorecer tanto a visualização de acometimentos das vias biliares como permitir a desobstrução desses canais, a drenagem de bile ou realização de biópsias. O pleno conhecimento acerca da técnica possibilita a redução de complicações, como a bacteremia ou a hemobilia severa.

Palavras Chave

Colangiografia; Ductos Biliares; Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica;

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

Hospital São Lucas - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa de Misericórdia - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de São João Del-Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

João Vítor Gonçalves Ferreira, Cirênio Almeida Barbosa, Thais Oliveira Dupin, Rayane Elen Fernandes Silva, Luíza Araújo Diniz, Ronald Soares Santos, Weber Chaves Moreira, Thales Alves Souza, Tuian Santiago Cerqueira, Mariana Silva Melo Rezende, Adéblio José Cunha, Ricardo Leite Figueiredo