Dados do Trabalho


Título

Captações de órgãos intermunicipais no Estado do Ceará.

Introdução

Devido ao aumento das doação de múltiplos órgãos nos municípios do Estado do Ceará e como as equipes captadoras de órgãos pela Secretária de Saúde do Estado do Ceará estão restritas na capital do estado, isso ocasiona o deslocamento das mesma através de transporte aéreos. Descrever a logística das equipes captadoras nas captações no interior do Estado do Ceará.

Material e Método

Trata-se de relato de experiência, vivenciado pela equipe de captação de órgãos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), representando a Secretária de Saúde do Estado do Ceará.

Resultados

Quando ocorre captações de múltiplos órgãos é necessário a utilização de dois transportes aéreos, pelo motivo dos órgãos torácico terem um tempo de isquemia inferior aos abdominais. Dessa forma o alinhamento na logística são muitas vezes desafios para as equipes, como: ajustar horário de doador em sala cirúrgica, saída do voo, transfer do aeroporto para hospital, início da captação, após perfusão e retirada dos órgãos, autorizar receptor entrar em sala cirúrgica, nesse tempo de armazenamento dos órgãos, solicitar transfer do hospital ao aeroporto, dependendo das distância com batedores e ambulância, comunicar piloto aéreo, antes da decolagem comunica equipe do implante para iniciar anestesia e da central de transplante para providenciar transporte dos órgãos em ambulância até o hospital transplantador, próxima comunicação será na capital e com autorização para iniciar cirurgia do transplante, orientar destino de cada órgão e material coletado.

Discussão e Conclusões

Acontecendo com maior frequência fica cada vez mais alinhada a rotina implementada nas captações intermunicipais no Estado do Ceará, por ser um desafio na logística em minimizar o tempo de isquemia fria devido a complexidade nos deslocamentos aéreo e terrestre.

Palavras Chave

Captações de órgãos intermunicipais;
Logística

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

TOMAZ EDSON HENRIQUE VASCONCELOS, IVELISE REGINA CANITO BRASIL, ISVI BRANDÃO ARAÚJO, RAFAEL XIMENES OLIVEIRA, RITA MÔNICA BORGES STURDAT, Tamizia Cristino Severo Souza