Dados do Trabalho


Título

O processo de elaboração de uma sala de espera para o serviço de pós-transplante renal do HU-UFJF

Introdução

As salas de espera permitem o fortalecimento da relação profissional/paciente por meio do diálogo, além da prática de educação e promoção da saúde. Este trabalho, portanto, visa exibir o processo de elaboração de uma sala de espera, elucidando como um espaço ideal de difusão de conhecimentos e de escuta do paciente.

Material e Método

O perfil do usuário atendido e suas carências informativas foram caracterizados após entrevista com 45 voluntários transplantados renais, que responderam sobre Recebimento de benefício previdenciário, Inserção ou não no mercado de trabalho, Receio da perda do benefício, Conhecimento da assistente social do serviço de transplante e Função da assistente social - originando uma “Nuvem de Palavras”. Foi formulada, então, a sala de espera, com afirmações a respeito dos temas: Funções do assistente social; Auxílio doença/aposentadoria por invalidez; BPC/LOAS para que os pacientes julguem como verdadeiras (“Com certeza”) ou falsas (“Fala sério”). Com os resultados elaboraram-se dois folders com informações sobre as questões levantadas e o MEU INSS, novo instrumento virtual.

Resultados

84% dos pacientes não estavam inseridos no mercado de trabalho, sendo 55% aposentados por invalidez. Dos beneficiários, 57% estavam seguros com relação ao benefício. 53% opinaram sobre assunto de interesse, destacando aposentadoria por invalidez/auxílio doença e isenção de impostos, 6% desconheciam o BPC/LOAS. 64% dos pacientes já conheciam a assistente social. Na nuvem de palavras destacaram-se “auxilia”, “direitos” e “benefícios”.

Discussão e Conclusões

Foi estruturada a sala de espera, buscando esclarecer sobre o papel do assistente social na equipe multidisciplinar e informar sobre o MEU INSS, permitindo maior interação e participação ativa dos pacientes.

Palavras Chave

Educação em saúde. Equipe multidisciplinar. Serviço social.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Maria Carolina Jacob de Paula, Vinícius da Silva Barroso, Arison Cristian de Paula Silva, Stella Faustino Pinto Pessoa, Luciane de Carvalho Sales, Hélady Sanders Pinheiro