Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE PROTOCOLOS DE MORTE ENCEFÁLICA ANTES E APÓS RESOLUÇÃO CFM N° 2.173/17

Introdução

O Conselho Federal de Medicina, com a Resolução nº 2.173/17, atualizou os critérios de definição de morte encefálica (ME), para que possa ser diagnostica por mais especialidades médicas, e também reduziu o intervalo entre as avaliações clínicas. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o tempo entre as avaliações clínicas, participação de neurologistas e clínicos neste processo, além do tempo de conclusão do protocolo de ME.

Material e Método

Estudo descritivo e retrospectivo com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por doadores efetivos de rins do estado do Ceará e que tiveram órgãos transplantados em um Hospital Universitário na cidade de Fortaleza-CE, nos anos de 2017 e 2018. A Coleta de dados foi realizada a partir dos prontuários dos receptores e informações dos doadores obtidas na Central de Transplantes.

Resultados

Foram incluídos no estudo 54 protocolos de ME do ano de 2017 e 52 de 2018. Em 2017, o intervalo entre as avaliações clínicas foi de 11 horas e 26 minutos, destas 44,4% foram realizadas por neurologista/neurocirurgião e em 2018 o intervalo foi reduzido para 3 horas e 56 minutos e o neurologista/neurocirurgião teve participação de 11,5%, assim evidenciando uma redução de tempo entre as avaliações clínicas e também a maior agilidade na conclusão do protocolo de ME de 12 horas e 39 minutos (2017) para 9 horas e 21 minutos (2018).

Discussão e Conclusões

Além do baixo número de notificações de ME, a realização tardia do diagnóstico dificulta o processo, muitas vezes inviabilizando o aproveitamento de um maior número de órgãos ou até mesmo da doação (GARCIA, 2013). Portanto a Resolução CFM nº 2.173/17, possivelmente contribuirá para otimizar os protocolos de ME, auxiliando para evitar a perda de doadores e uma maior oferta de órgãos para transplante.

Palavras Chave

Morte Encefálica; Transplante de Órgãos;

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

HUWC/UFC - Ceará - Brasil

Autores

JANAINA MARIA MARIA MAIA FREIRE, HANNA GADELHA SILVA, ROSIANE ARAÚJO PEREIRA, CAMILA MORORÓ FERNANDES, THAIS GUERRA GOMES, CLÁUDIA MARIA COSTA DE OLIVEIRA, THIAGO DA PAZ SANTOS, ELIANA RÉGIA BARBOSA DE ALMEIDA