Dados do Trabalho


Título

ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA NA ALTA HOSPITALAR DE PACIENTES RECÉM TRANSPLANTADOS: GESTÃO DA QUALIDADE

Introdução

A orientação na alta hospitalar (AH) integra uma das atividades básicas do farmacêutico atuante em transplante, profissional que pode colaborar na educação em saúde do paciente, principalmente sobre sua farmacoterapia usualmente complexa. O presente estudo objetiva apresentar o indicador de orientação farmacêutica na AH de pacientes recém transplantados de um hospital universitário referência na área.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo realizado no período de janeiro a dezembro de 2018 através de registros de AH dos pacientes recém transplantados hepáticos e renais, sendo estes, critério para a orientação farmacêutica na AH.

Resultados

Em 2018, houve 136 orientações farmacêuticas na AH de pacientes recém transplantados (média=11/mês), com destaque aos meses de maio (n=15), março (n=14), junho (n=14) e setembro (n=14), que representam juntos aproximadamente 42,0% da oferta anual do referido serviço. Todavia, o período de menor frequência do indicador correspondeu ao mês de outubro (n=6), ao evidenciar aproximadamente 4,4% do total.

Discussão e Conclusões

A orientação farmacêutica na AH de pacientes recém transplantados é oferecida neste hospital pela Unidade de Farmácia Clínica, especialmente pelos farmacêuticos residentes com ênfase em transplante, no qual é institucional a obrigatoriedade da orientação farmacêutica na AH para o paciente recém-transplantado. Portanto, 100% dos pacientes que foram internados nesse hospital para submeterem ao transplante hepático e renal em 2018, receberam orientação farmacêutica na AH, contribuindo assim, para sucesso na adesão do paciente ao tratamento proposto. Ressalta-se que a frequência desse indicador depende do número de transplantes realizados e da condição clínica do paciente.

Palavras Chave

alta hospitalar, farmacêuticos, transplantes.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Farmácia

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantidio - Ceará - Brasil

Autores

Jardel Oliveira Rocha, Alene Barros de Oliveira, Francisco Hugo Leite de Oliveira Arnaud, Mariana de Azevedo Aguiar, Raquel da Silva Gomes