Dados do Trabalho


Título

ALOCAÇÃO E DISTRIBUICÃO DO TRANSPLANTE DE CORAÇÃO NO BRASIL

Introdução

O transplante de coração é um procedimento importante de alta complexidade, e muitas vezes é a única oportunidade que o paciente apresenta para ter uma condição melhor de vida, sendo que a não realização do transplante pode levar o paciente a óbito, no Brasil existem equipes que realizam este procedimento em diversos estados.

Material e Método

Pesquisa integrativa, explorativa, com identificação e análise de dados através da revisão de dados do Registro Brasileiro de Transplantes, de janeiro de 2013 até dezembro de 2018.

Resultados

Nos últimos cinco anos, o Brasil cresceu em relação ao número de transplantes cardíacos, partindo de 2013 com 271 procedimentos para 353 transplantes em 2018. O Estado de São Paulo, no ano de 2013 foi responsável por 38% dos transplantes, seguido do Estado do Ceará com 11%, já no ano de 2018, São Paulo foi responsável por 31% dos procedimentos e Minas Gerais, com 14%.

Discussão e Conclusões

Foi evidenciado que o estado que mais realizou transplante nos últimos seis anos foi o de São Paulo, este fato se dá pelo grande número de equipes de transplantes registradas, em 2018 com 11 equipes atuantes. Das 27 unidades federativas do Brasil, 11 não possuem equipes registradas, sendo elas o Estado do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Com os resultados encontrados, identifica-se a necessidade de implantação e credenciamento de novas equipes transplantadoras de coração no Brasil.

Palavras Chave

Coração; Transplante; Equipe;

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Universidade de Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Paula Ribeiro Silva, Cleber Muratt, Karina Machado, Thamirys Santos Souza, Clayton Gonçalves Almeida