Dados do Trabalho


Título

Avaliação Psicológica no Transplante Hepático Intervivos: Motivações do Receptor e Tomada de Decisão do Doador

Introdução

Devido a longa lista de espera por órgãos para transplante, o Transplante Intervivos surge como alternativa para diminuir o tempo de espera. (LAZZARETTI, 2005) No Tx IV, além dos aspectos inerentes às cirurgias, considera-se a qualidade das relações familiares, sendo necessária avaliação para compreensão dos envolvidos. (WENG et al., 2018) A candidatura para a doação precisa ser avaliada por toda equipe, considerando os aspectos bioéticos de riscos para um sujeito saudável. (CALVETTI; FIGHERA; MULLER, 2008). São encontrados na literatura estudos acerca das motivações de doadores de órgão em vida, porém há carência quanto aos aspectos relacionados aos receptores. (LAZZARETTI, 2005) Este estudo objetiva discutir, com base em aspectos bioéticos, a importância da avaliação psicológica na identificação da motivação do receptor para a realização do Tx IV e para o processo de tomada de decisão do candidato.

Material e Método

Estudo de caso com base em entrevistas semidirigidas com o receptor e candidato à doação de fígado em vida durante a avaliação psicológica pré-Tx IV.

Resultados

A motivação inicial expressa pelo receptor para a realização do Tx IV pautava-se na intenção de evitar piora do quadro clínico. No entanto, seu discurso continha sofrimentos relacionados à família de origem e busca de vínculos afetivos até então inexistentes. Quando o processo para doação de fígado em vida finalizou por decisão do candidato, o receptor apresentou claros sintomas de abalo emocional com desistência do acompanhamento psicológico, o que reforçou a hipótese de que sua motivação pautava-se na busca de laços afetivos no âmbito familiar.

Discussão e Conclusões

As motivações do receptor eram incoerentes com a proposta do transplante, pois expectativas eram afetivas.

Palavras Chave

Avaliação Psicológica; Transplante Intervivos; Bioética;

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Milena Azevedo Simoni, Juliana Miyuki Garcia Tanji