Dados do Trabalho


Título

Quimioembolização Transarterial (TACE) como único tratamento: marcadores de menor sobrevida

Introdução

Este trabalho analisa marcadores de menor taxa de sobrevida em pacientes com carcinoma hepatocelular (CHC) em estágio intermediário após TACE (quimioembolização transarterial).

Material e Método

Análise unicêntrica retrospectiva de 52 prontuários médicos de Jan/2000 a Jul/2016 de pacientes submetidos à TACE como único tratamento para CHC. Não consideramos gênero, etnia ou idade. Estatísticas realizadas com método Kaplan-Meier e teste de Gehan-Breslow-Wilcoxon, com p < 0,05.

Resultados

Antes da TACE, 29 pacientes eram Child A, 20 Child B e três Child C. Após a TACE, 21 dos 29 pacientes continuaram Child A, 7 tornaram-se Child B e um tornou-se Child C. 13 dos 20 Child B mantiveram-se assim, quatro regrediram para Child A e três viraram Child C. Finalmente, dois dos três pacientes Child C continuaram Child C e um tornou-se Child A. A média geral de sobrevida com Child A foi 870 dias, com Child B 238 dias e com Child C 10 dias.
Avaliando a curva de sobrevida dos Child A e B submetidos à TACE, a diferença é significante (p=0,0097),provando que a TACE não é benéfica para Child B ou C. A creatinina variou, com nível médio aumentado (p = 0.0003), mas nenhum paciente precisou de diálise. A bilirrubina varia significativamente: a TACE oclui vasos locais e leva à inflamação, e essa alteração é esperada. O RNI não alterou. Na curva ROC, a alfa-fetoproteína tem alta especificidade (0,875), bom valor preditivo positivo e boa área sob a curva (0,727). A mortalidade de pacientes com alfa-fetoproteína acima de 244 ng/mL é de 96,1%.

Discussão e Conclusões

Pacientes Child B ou C e/ou com alfa-fetoproteína plasmática maior que 244 ng/mL tiveram maior mortalidade em seis meses, o que nos faz evitar TACE nesses pacientes. O aumento da taxa de sobrevida depende de melhor indicação - pacientes Child A têm vantagens com TACE.

Palavras Chave

TACE
Fígado
Sobrevida

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

FAMERP/FUNFARME - São Paulo - Brasil

Autores

André Rodrigo Miquelin, Carolina Antunes Marques, Caroline Albuquerque Marcondes, Laura Ferreira Martinez, Nicole Mazzeto Oliveira, Rita de Cássia Martins Alves da Silva, William José Duca, Paulo César Arroyo Jr, Helen Catharine Felício, Renato Ferreira da Silva