Dados do Trabalho


Título

Doação de órgãos e tecidos para transplantes: recortes teóricos e versões familiares sobre a recusa

Introdução

Pesquisa teve como tema central a recusa familiar para doação de órgãos e tecidos para transplantes. Ressalta-se a existência de um descompasso entre a demanda de transplantes e a oferta de órgãos. Tal situação aponta a necessidade de pesquisas que possam revelar as causas específicas da negativa familiar buscando aprofundar conhecimentos relacionados aos aspectos psicossociais e subjetivos envolvidos. Objetivo: Analisar a recusa familiar para doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Material e Método

Pesquisa de campo baseada na Metodologia Clínico-qualitativa. Teve como base as diretrizes das Políticas Públicas do SNT e conceituações da psicanálise sobre a morte e o tempo. A seleção dos participantes ocorreu nos prontuários da Central Estadual de Transplantes (CET/Bahia), e as entrevistas abertas foram realizadas durante um ano na residência de 10 famílias que recusaram doar órgãos e tecidos para transplantes. As narrativas familiares foram articuladas teoricamente.

Resultados

Tese composta de três artigos: “Experiências de familiares diante da possibilidade de doar órgãos e tecidos para transplantes” uma revisão de literatura; o segundo “Morte encefálica é morte? Recortes familiares”, apresenta dilemas familiares e impasses profissionais diante da constatação da ME; o terceiro "Entrevista para doação de órgãos e tecidos: versões familiares sobre a recusa” apresenta indagações da família e da condução profissional no referido momento.

Discussão e Conclusões

A recusa para doar órgãos e tecidos está permeada por diversas questões, destacam-se a assistência hospitalar inadequada, a denegação diante da morte encefálica e, especialmente, a inabilidade profissional para acolher as famílias e comunicar notícias difíceis.

Palavras Chave

Morte encefálica. Doação de órgãos. Transplantes. Comunicação de más notícias. Entrevista para doação.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP - Bahia - Brasil

Autores

Maria Constança Velloso Cajado, Mário Seixas Rocha, Ieda Maria Barbosa Aleluia