Dados do Trabalho


Título

O transplante de fígado (TH) é uma alternativa para insuficiência hepática aguda (IHA) devido ao vírus herpes simplex

Introdução

A associação entre infecção pelo vírus do herpes simples (HSV), insuficiência hepática aguda (IHA) e síndrome hemofagocítica (SHF) é incomum. A maioria dos casos ocorre em imunossuprimidos ou mulheres grávidas. Descrevemos um caso malsucedido de infecção por HSV complicada com HPS e ALF submetidos a transplante de fígado (TH).

Material e Método

Relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo femino, de 41 anos de idade, com asma dependente de esteróides admitida com 11 dias de história de febre, odinofagia, icterícia, coagulopatia e encefalopatia. Na admissão, observadas ulcerações na língua e na cavidade oral quando aciclovir foi iniciado. O paciente preenchia os critérios para priorização de TH devido a IHA. O mielograma foi compatível com SHF e o PCR do HSV foi positivo no sangue. Nenhuma outra causa de IHA foi identificada. O paciente foi submetido à TH 72 horas após a internação evoluindo a óbito 48 horas após a recorrência da infecção pelo HSV e falência de múltiplos órgãos, apesar do aciclovir contínuo. A análise anatomopatológica do fígado revelou necrose maciça com inclusões virais herpéticas.

Discussão e Conclusões

A identificação precisa da etiologia da IHA e o início imediato do tratamento específico podem reduzir a mortalidade na hepatite por HSV. O HSV deve ser considerado no diagnóstico diferencial em IHA e SHF particularmente se houver febre. Na literatura mais recente, o tratamento empírico com aciclovir é recomendado até que o HSV seja excluído em pacientes com etiologia desconhecida, especialmente imunocomprometidos. O TH parece não ser uma opção nos casos de comprometimento sistêmico e viremia.

Palavras Chave

transplante hepático; herpes vírus; insuficiência hepática aguda

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - Medicina - São Paulo - Brasil, Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Bianca Della Guardia, Carolina Devite Bittante, Beatriz Keiko Zambon, Guilherme Felga, Celso Matielo, Lilian Curvelo, Rodrigo Rocco, Roberto Meirelles, Jefferson Andre Alves, Igor Calil, Bruno Bindi, Pamella Tung, Sergio Paiva Meira, Patricia Holanda Almeida, Sara Hui, Rafael Arruda Pecora, Marcio Dias Almeida