Dados do Trabalho


Título

A ESTRATEGIA DA ORGANIZAÇÃO DE PROCURA DE CORNEAS EM CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA

Introdução

Em 2012, o estado da Bahia implantou em seu sistema estadual de Transplantes um novo modelo de organização, onde profissionais de saúde atuam exclusivamente para notificação de óbitos, avaliação, abordagem familiar e captação de potenciais doadores de córneas: a ORGANIZAÇÃO DE PROCURAS DE CÓRNEAS (OPC). Atualmente, o Estado conta com 3 delas. Uma dessas organizações é a regional de Feira de Santana. Objetivo: Demonstrar a importância do modelo de organização de procura de córneas para o aumento do número de doações na regional de Feira de Santana.

Material e Método

Trata-se de um estudo observacional seccional onde foram analisados os dados referentes à notificação de óbitos e doação de córneas nas cidades de Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus no período entre 2017 e 2018, assim como a evolução de alguns hospitais no ranking estadual.

Resultados

No ano de 2017, foram notificados 437 óbitos, sendo somente 28 doações efetivadas. Nesse ano, os principais hospitais da regional ocupavam o decimo primeiro, decimo segundo e vigésimo lugares no ranking estadual de doação de córneas. Já no ano de 2018, após a reestruturação, foram notificados 1056 óbitos, sendo efetivadas 66 doações e seus principais hospitais atingiram o quarto, quinto e decimo primeiro lugares no ranking estadual.

Discussão e Conclusões

A estratégia criada de uma organização exclusiva para córneas, contando com uma equipe bem capacitada e atuante nas cidades, fez com que fosse possível verificar um aumento significativo no número de doações, assim como no comprometimento dos hospitais da região (a região possui um hospital onde o percentual de negativa familiar é menor do que o percentual de negativa familiar apresentado pelo estado da Bahia em 2018 : hospital: 48% versus Bahia: 56%).

Palavras Chave

córneas; organização

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

CAPTAR - Bahia - Brasil

Autores

ANA CAROLINA MAIA DE ALMEIDA, ADRIANA SOUZA DA SILVA, ELAINE CRUZ SANTOS, FABIANE ROSARIO FERREIRA, LUZIANE SANTOS COUTINHO, TALITA ALEXANDRE BRITO, EVANDRO SANTOS DE JESUS, YASMIN CARVALHO DA SILVA