Dados do Trabalho


Título

Infecção intestinal por Histoplasma capsulatum em receptora de transplante hepático: Relato de Caso

Introdução

O Histoplasma capsulatum é um fungo dimórfico, causador da histoplasmose em humanos. O sítio mais comum de acometimento pelo fungo é o pulmão, entretanto existem relatos de infecção de múltiplos órgãos e sistemas, particularmente em pacientes imunossuprimidos. Relatamos o caso de uma paciente em pós-operatório de transplante hepático, cujo único órgão acometido foi o intestino grosso.

Material e Método

Análise retrospectiva do prontuário da paciente

Resultados

A paciente do sexo feminino, 60 anos de idade, foi submetida a transplante hepático cadavérico para tratamento de cirrose alcoólica, sem intercorrências durante o procedimento. Foi de alta hospitalar após 13 dias, sem sintomas gastrointestinais. A paciente havia realizado uma colonoscopia 8 meses antes do transplante, com achado de um pólipo séssil de 10mm em cólon sigmoide, não sendo realizada a polipectomia devido à coagulopatia. 4 meses após o transplante, a paciente encontrava-se assintomática, e foi submetida a nova colonoscopia para ressecção deste pólipo. Nesse segundo exame, foram encontradas múltiplas lesões polipoides (8) em todo o cólon, comprometendo particularmente os cólons ascendente e transverso. Foi realizada a polipectomia de todas as lesões, que foram enviadas para anatomia patológica, com achado de numerosas estruturas fúngicas intra-citoplasmáticas sugestivas de Histoplasma capsulatum. Foi realizada investigação com exames radiológicos e culturas de demais sítios do corpo, sem outros achados sugerindo infecção fúngica. A paciente foi tratada com itraconazol por um ano, sem intercorrências.

Discussão e Conclusões

A colite por Histoplasma pode cursar com diarreia ou assintomática como no caso descrito. O tratamento com itraconazol é seguro e eficaz, entretanto deve ser feito por período prolongado.

Palavras Chave

Histoplasmose, transplante hepático, colite.

Área

INFECÇÃO - Outros - Pâncreas

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, Deborah Roberta Liduario Raupp, André Luis Conde Watanabe, Natália de Carvalho Trevizoli, Fernando Marcus Felippe Jorge, Gabriel de Oliveira Nunes Caja, Ana Virginia Ferreira Figueira, Luiz Gustavo Guedes Diaz, Laura Viana de Lima